ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Mutirão realiza acordos e concede aposentadoria na aldeia Cachoeirinha

Atendimentos ocorreram a bordo de um caminhão da Justiça Federal

Por Inara Silva | 11/10/2025 07:57

Mutirão realiza acordos e concede aposentadoria na aldeia Cachoeirinha
Almir Muchaco durante atendimento da equipe na aldeia. (Foto: Divulgação)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um mutirão do projeto "Caminho do Acordo" realizou 38 acordos previdenciários na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, Mato Grosso do Sul. Durante a ação, foram concedidos benefícios como aposentadoria rural, pensão por morte e salário-maternidade, totalizando R$ 212.925 em Requisições de Pequeno Valor.A iniciativa, que está em sua nona edição, contou com a participação de diversas instituições e realizou 62 atendimentos pelo INSS e 80 pela Funai. Entre os beneficiados está Almir Muchaco, que conquistou sua aposentadoria ao completar 60 anos, e a artesã Silvia Regina de Oliveira, que planeja reformar sua casa com o benefício.

No dia em que completou 60 anos, Almir Muchaco conquistou um importante marco: a aposentadoria. Agora, ele pretende usar o benefício para construir uma moradia na aldeia onde sempre viveu e também para adquirir medicamentos para sua esposa, que está doente.

O caso de Muchaco foi um dos 38 acordos realizados na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, durante o projeto "Caminho do Acordo". Este projeto tem como objetivo levar serviços pré-processuais de demandas previdenciárias a aldeias de Mato Grosso do Sul, estado com a terceira maior população indígena do Brasil.

Nos dias 9 e 10 de outubro, a equipe do projeto esteve na comunidade e, além de atender a concessões de aposentadoria rural, fez acordos para pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-reclusão, além de ajuizar 58 ações na Justiça Federal.

Os 38 acordos resultaram em um total de R$ 212.925 em RPVs (Requisições de Pequeno Valor). Ao todo, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizou 62 atendimentos, enquanto a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) fez 80.

Silvia Regina de Oliveira, artesã da aldeia, também foi uma das beneficiadas. Ela afirmou que agora poderá realizar o sonho de reformar sua casa com sua aposentadoria.

Os atendimentos foram realizados a bordo de um caminhão da Justiça Federal. Criado em 2024, o "Caminho do Acordo" está em sua nona edição e contou com a participação de diversas instituições, incluindo a Procuradoria Regional Federal da 3ª Região, a Defensoria Pública da União, o INSS, a Funai, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Miranda, além de lideranças indígenas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.