ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Alckmin reforça plano de acelerar reativação de fábrica de fertilizantes

Anúncio foi feito após reunião para discutir a volta das obras na unidade

Por Antonio Bispo | 22/12/2023 16:26
Planta da fábrica com 82% das obras concluídas em Três Lagoas (Foto: Divulgação)
Planta da fábrica com 82% das obras concluídas em Três Lagoas (Foto: Divulgação)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou em coletiva nesta sexta-feira (22) a pretensão de acelerar a reativação das fábricas de fertilizantes nitrogenados do país, entre elas a UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), com obras paralisadas desde 2014 em Três Lagoas, distante 327 quilômetros de Campo Grande.

O anúncio aconteceu após reunião com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da Petrobras, Jean Paul, em que foi discutido o aumento da oferta de gás natural no país, além da reativação das unidades de fabricação de fertilizantes nitrogenados, presentes em Mato Grosso do Sul e no Paraná.

“O Brasil é um dos maiores celeiros agrícolas do mundo e estamos importando quase 90% dos nitrogenados”, afirmou o vice-presidente.

Visita cancelada – Prevista para acontecer em novembro, a visita da comitiva à área de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados acabou cancelada em cima da hora, por Alckmin e sua comitiva.

A delegação faria sobrevoo pelas instalações da fábrica e depois uma visita às obras da UFN3. Conforme anunciado pelo governador, a fábrica, assim que concluída, terá condições de produzir 15% da quantidade de fertilizantes nitrogenados do país. As obras estão paradas desde 2014.

Volta das obras – No dia 23 de novembro, a Petrobras anunciou o investimento de 102 bilhões de dólares como parte de seu plano estratégico para o período de 2024 a 2028. Essa iniciativa abrange diversos setores, incluindo a conclusão da obra da UFN3, localizada no município de Três Lagoas.

O anúncio oficial foi feito pelo secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, que informou que o conselho de administração da Petrobras dedicará parte significativa desse montante em investimentos em refinarias, descarbonização e novos gasodutos. No entanto, ele não especificou os valores que serão destinados à conclusão da UFN3.

"No plano estratégico ainda não tem um tempo de conclusão da obra. Mas em nossas reuniões com a Petrobras, a ideia é que tenha seis meses para fazer a reestruturação de projetos e um ano e meio para execução. Então, a UFN3 será inaugurada ainda dentro da gestão do presidente Lula. A ideia é realizar a inauguração daqui a dois anos", comenta o secretário da Semadesc.

Com 81% da obra já realizada, a UFN3, projetada para produzir 15% dos nitrogenados necessários ao Brasil, pretende desempenhar um papel crucial na autonomia nacional no setor de fertilizantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias