ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

‘Alguém vai viver com um pedacinho dele’, diz mãe de jovem assassinado

Família decidiu doar órgãos do adolescente; pulmão salvou a vida de mulher em São Paulo e rim paciente de Três Lagoas

Anahi Zurutuza | 02/04/2017 18:54
João Benites, que foi morto com tiro na cabeça (Foto: Facebook/Reprodução)
João Benites, que foi morto com tiro na cabeça (Foto: Facebook/Reprodução)
Adolescente posa para selfie; ele tinha acabado de arrumar emprego (Foto: Facebook/Reprodução)
Adolescente posa para selfie; ele tinha acabado de arrumar emprego (Foto: Facebook/Reprodução)

Quando o diagnóstico de morte cerebral foi confirmado e a família de João Carlos Benites Fernandes, de 17 anos, foi abordada pela equipe da central de transplantes na Santa Casa, a mãe do adolescente não pensou duas vezes e autorizou a doação de órgãos. Eliana Benites, de 40 anos, conta que fazia pouco tempo que o filho tinha dito à família que queria que doassem seus órgãos, logo depois de assistir a uma matéria em um telejornal.

O garoto foi baleado na cabeça durante baile funk no Jardim Itamaracá, na madrugada de sexta-feira (31) e teve diagnóstico de morte cerebral neste sábado (1º). A captação dos órgãos aconteceu ontem à noite e na madrugada, pacientes que esperavam pela chance de continuar vivendo na fila dos transplantes passaram pelas cirurgias.

João fez história. É o primeiro doador de pulmão de Mato Grosso do Sul. Uma equipe do Incor (Instituto do Coração) de São Paulo (SP) fez a captação do órgão, que salvou a vida de uma mulher, de meia idade, que tem fibrose cística – doença que faz os pulmões atrofiarem.

“Mataram meu filho, mas alguém vai viver com um pedacinho dele”, afirmou a mãe do menino ao Campo Grande News.

Emocionada, Eliana que foi fácil tomar a decisão. “Ele achava o gesto muito bonito. Eu só não imaginava que seria tão cedo, mas quando eu entrei com ele na ambulância e pensei que tinha perdido meu filho, doar os órgãos dele já passou pela minha cabeça”.

Eliana diz que apesar da tristeza, autorizar a doação, trouxe alento. “Me confortou muito. Estou feliz porque meu filho está num lugar melhor. Ele sempre foi sorridente, não gostaria de me ver triste.

João Carlos era o caçula dos cinco irmãos e trabalhava desde fevereiro com a mãe na padaria do bairro Itamaracá. “Era meu bebê”.

A mãe afirma que agora vai buscar justiça. “Foi ouvida pela polícia e me disseram que já tem um suspeito. Quero ele preso para ele não tirar mais a vida de ninguém. Hoje foi meu filho. E amanhã?”.

Equipe que fez captação dos pulmões do adolescente ao embarcar em Campo Grande para São Paulo (Foto: Facebook/Reprodução)
Equipe que fez captação dos pulmões do adolescente ao embarcar em Campo Grande para São Paulo (Foto: Facebook/Reprodução)

Transplantes – A cirurgia de substituição dos pulmões é complexa e exige trabalho ágil das equipes de transplantes, por isso é um pouco mais rara que os procedimentos de rins, fígado, córneas. Os pulmões não podem passar mais do que seis horas fora do corpo humano.

Oswaldo Gomes Junior, o médico responsável pela captação dos pulmões de João Carlos, explica que foi avisado do caso por volta das 19h de ontem. “Quando somos notificados, acionamos toda a equipe multidisciplinar. Verificamos a compatibilidade sanguínea e do tamanho dos pulmões com os pacientes da fila”, detalha.

Ainda conforme o cirurgião torácico especialista em transplante pulmonar, testes são feitos no hospital onde está o paciente com morte cerebral – a capacidade de oxigenação dos pulmões e exames de raio-x são enviados para a equipe responsável pelo transplante.

Se o órgão está em bom estado e há receptor compatível, a equipe de desloca até o local onde será feita a captação. “Fazemos mais exames e nisso, o paciente que vai receber já tem de estar sendo preparado no centro-cirúrgico. Quando confirmamos que será feita a captação, a equipe que está em São Paulo já começa os procedimentos”, completa o médico.

Junior conta que a cirurgia no Incor terminou no fim da manhã deste domingo e que a paciente passa bem. “Ela era uma paciente que precisava viver no oxigênio e sentia falta de ar ao menor esforço físico, ao pentear o cabelo, tomar banho. A fibrose cística é muito incapacitante”, relata.

No ano passado, segundo o médico que faz parte de uma das principais equipes de transplante de pulmões do país, foram feitas 50 cirurgias em São Paulo e cerca de 30 em Porto Alegre (RS). “É um trabalho complexo, porque os pulmões são órgãos que tem contato com o meio externo, é difícil encontrar o órgão em perfeito estado, para viabilizar um transplante”.

Ele afirma que, entretanto, atitudes como a da família de João Carlos são exemplo. “Mais de 70% das pessoas não discutem a doação em casa e quem autoriza é a família, por isso é importante falar sobre o assunto. Estatisticamente, é cinco vezes mais provável depender de um transplante do que se tornar um doador”.

Conforme a assessoria de imprensa da Santa Casa, um homem, de 40 anos, morador de Três Lagoas, recebeu os rins do adolescente e as córneas ficarão no banco de doações do hospital.

Morto por engano – Na sexta-feira, João participava de uma festa quando dois homens efetuaram disparos e fugiram, um deles já foi identificado. De acordo com testemunhas, é provável que o adolescente tenha sido atingido por engano.

Nos siga no Google Notícias