ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Alunos da rede municipal vão receber kit para ajudar no combate a dengue

Estratégia é a terceira fase de implementação do método Wolbachia que visa combater o mosquito Aedes aegpti

Ana Paula Chuva | 10/08/2022 13:45
Prefeita Adriane Lopes durante reunião para discutir a estratégia nesta manhã. (Foto: Karine Matos | PMCG)
Prefeita Adriane Lopes durante reunião para discutir a estratégia nesta manhã. (Foto: Karine Matos | PMCG)

De forma inédita e para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Campo Grande desenvolverá o programa “Wolbito em Casa”. A nova estratégia vai envolver cerca de 3 mil alunos de 17 escolas municipais distribuídas nos bairros das regiões do Bandeira e do Prosa.

Esta é a terceira fase de implementação do Método Wolbachia. Os alunos receberão kits com recipiente, material informativo e cápsulas com ovos do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, com Wolbachia, que serão “cultivados” até a fase adulta.

Toda a atividade será supervisionada pelos coordenadores e professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) e os estudantes serão divididos nos grupos A e B. Cada um fará a retirada de uma cápsula com os ovos de Wolbitos e ração para as larvas a cada 15 dias. A previsão é que a estratégia dure 16 semanas.

“Será uma oportunidade dos alunos observarem na prática todo o desenvolvimento de um inseto, permitindo também, aos professores, o desenvolvimento de atividades e trabalhos para serem elaborados e apresentados em feiras de ciências e entre as demais escolas da Reme”, afirmou Antonio Brandão, Gestor de implementação do Método Wolbachia, em Campo Grande.

Na manhã desta quarta-feira (10), a prefeita Adriane Lopes (Patriota), esteve com os diretores do WMP (World Mosquito Program), organização responsável pela difusão e implementação do método Wolbachia, presente em 12 países.

 “Aliado as ações que foram desenvolvidas pelas nossas equipes, a implementação do Método do Wolbachia em nosso Município certamente contribuiu para que a gente passasse dois anos sem enfrentar uma nova epidemia de dengue. E, para nós estamos à frente de uma nova estratégia que poderá servir de modelo não só para o país, assim como para todo o mundo, é um grande privilégio”, destacou Adriane.

 O lançamento oficial do “Wolbito em Casa” está previsto para o dia 16 de agosto, na Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, localizada na Rua Dois Irmãos, Bairro Jardim Noroeste.

Nos siga no Google Notícias