ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Liga Antimosquito faz caminhada de conscientização sobre os perigos do Aedes

Também houve entrega de folhetos com orientações de como eliminar possíveis criadouros do inseto

Viviane Oliveira e Cleber Gellio | 17/12/2021 11:25
Passeata Liga Antimosquito aconteceu nesta manhã, no Centro de Campo Grande. (Foto: Cleber Gellio)
Passeata Liga Antimosquito aconteceu nesta manhã, no Centro de Campo Grande. (Foto: Cleber Gellio)

Com a presença do prefeito Marquinhos Trad (PSD), a Liga Antimosquito da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) fez caminhada para conscientizar a população sobre os riscos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A concentração foi na Praça Ary Coelho, na manhã desta sexta-feira (17). Composto por servidores públicos, empresários e colaboradores do comércio, o grupo munido com cartaz e faixa percorreu pelas ruas 15 de Novembro, 14 de Julho, Marechal Rondon e 13 de Maio. Também houve entrega de folhetos com orientações de como eliminar possíveis criadouros do inseto.

“O clima da nossa cidade mostra que é propício para proliferação do mosquito, como presenciamos no dia de hoje. De manhã faz um solzinho e à tarde chove. Temos conhecimento de que 80% dos focos são domiciliares, portanto, a população precisa nos ajudar limpando seus terrenos e não deixando água parada em suas casas”, destacou o prefeito durante a caminhada.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Renato Paniago, a preocupação com o combate ao mosquito é uma questão de saúde pública, que envolve a sociedade como um todo. “Por mais que seja para proteger e ajudar a defender o comércio da Capital, a ação envolve a população em geral, porque impacta, por exemplo, micro e pequenas empresas, profissionais liberais e autônomos, além do grande e do médio comerciante”, disse.

Paniago ressalta que as doenças causadas pelo Aedes aegypti geram estragos em cadeia, impactando a saúde dos indivíduos e a sua rotina familiar, bem como as empresas e a economia. "Essas doenças levam a afastamentos no trabalho, prejudicam a renda das famílias e acarretam perda da produtividade das organizações", destacou.

Marquinhos Trad durante o evento de conscientização. (Foto: Cleber Gellio)
Marquinhos Trad durante o evento de conscientização. (Foto: Cleber Gellio)

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, disse que a população precisa ser alertada quanto a outras doenças também. “Estamos praticamente há dois anos falando de covid e, por isso, temos a preocupação de alertar a população sobre as outras doenças. Por exemplo, temos visto casos de gripe em outros estados, por isso, a gente tem que se prevenir, pois se tiver um surto de dengue ou chikungunya pode complicar o sistema de saúde da cidade no ano que vem”, alertou.

Método Wolbachia - O coordenador do método Wolbachia em Campo Grande, Antônio Brandão, explicou que estão na 3ª etapa do projeto, que compreende as regiões do Bandeira e Prosa. Somente nesta fase já foram soltos 4,5 milhão de mosquitos. “A próxima está prevista para fevereiro do ano que vem, chegando a 30 milhões de solturas no total”, disse.

Em um período de dois anos, o método Wolbachia poderá fazer com que todos os mosquitos Aedes aegypti, vetores de uma série de doenças, em Campo Grande, percam a capacidade de transmissão de arboviroses e que a dengue fique em níveis muito baixos.

Nos siga no Google Notícias