ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Alunos evacuam escola em 10 minutos durante simulado de incêndio em Campo Grande

Unidade tem 345 estudantes e participou, pela primeira vez, do exercício com a atuação dos bombeiros

Por Ketlen Gomes e Inez Nazira | 01/06/2026 11:32
Alunos evacuam escola em 10 minutos durante simulado de incêndio em Campo Grande
Estudantes da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho em fila para exercívio de emergência. (Foto: Osmar Veiga)

Na manhã desta segunda-feira (1º), os 345 alunos da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, no Bairro Jardim dos Estados, evacuaram o prédio em cerca de 10 minutos, durante o primeiro Simulado Completo de Abandono da Área da unidade. Segundo o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), o tempo de resposta foi considerado positivo para uma unidade de ensino com estrutura complexa e estudantes que necessitam de atendimento diferenciado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Alunos da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande, evacuaram o prédio em 10 minutos durante simulado de incêndio realizado nesta segunda-feira (1°). O Corpo de Bombeiros avaliou o resultado como positivo. A escola foi escolhida por ter mais de um pavimento e alunos com necessidades especiais. Os resultados servirão de referência para futuros simulados na rede estadual.

A atividade simulou uma situação de emergência, como um incêndio, e envolveu o acionamento do alarme, mobilização de brigadistas e deslocamento real de equipes do Corpo de Bombeiros até a escola. A previsão inicial era de que toda a operação durasse cerca de 30 minutos.

Coordenador-geral de gerenciamento de crises, riscos e acidentes da SED (Secretaria de Estado de Educação) e coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marcelo Fraiha explicou que a unidade foi escolhida para o treinamento por possuir mais de um pavimento e alunos com necessidades especiais, fatores que exigem planejamento específico para uma evacuação segura.

Segundo ele, além de avaliar a reação dos estudantes e das equipes escolares, o exercício permitiu verificar o funcionamento dos sistemas preventivos e o tempo de resposta dos militares após o acionamento.

"Todas as escolas possuem brigada de incêndio e formação em primeiros socorros. Agora, precisamos avaliar na prática como será o comportamento dos estudantes e das equipes durante uma evacuação", afirmou.

Alunos evacuam escola em 10 minutos durante simulado de incêndio em Campo Grande
Durante a ação, o Corpo de Bombeiros esteve presenta para avaliar tempo resposta dos alunos. (Foto: Osmar Veiga)

Durante a simulação, os alunos deixaram as salas de aula de forma organizada e seguiram para a quadra esportiva, onde encontraram os bombeiros responsáveis pela primeira avaliação da ocorrência. Em uma situação real, a equipe definiria a necessidade de reforço operacional.

Diretor da escola, Márcio Beretta Cossato afirmou que a preparação busca garantir que estudantes e servidores saibam agir em momentos de emergência. "Esperamos que nunca aconteça uma situação real como essa, mas, se acontecer, a equipe e os alunos precisam estar preparados", disse.

A estudante Heloysa Hertal, de 16 anos, contou que os alunos foram orientados sobre a atividade dias antes da realização. "Acho importante ter esse tipo de preparação porque ajuda a gente a saber o que fazer em uma situação real", afirmou.

Alunos evacuam escola em 10 minutos durante simulado de incêndio em Campo Grande
Estudantes saíram das salas de aula e foram até o quadra esportiva, durante a simulação. (Foto: Osmar Veiga)

Também de 16 anos, Arthur Ximenes destacou a organização dos estudantes durante a evacuação. Segundo ele, os próprios alunos auxiliaram na organização das salas antes da saída ordenada. "Achei que deu muito certo. Os alunos conseguiram se organizar bem e tudo aconteceu de forma tranquila", relatou.

Já Ana Rocha, de 15 anos, avaliou que o treinamento ajuda a preparar a comunidade escolar para situações inesperadas. "Consegui acompanhar bem o fluxo dos colegas e achei que todo mundo foi muito organizado, sem correria e sem confusão", disse.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, a simulação faz parte de uma série de medidas voltadas à segurança das escolas da rede estadual. Ele citou investimentos em equipamentos de combate a incêndio, kits de primeiros socorros e capacitação de servidores conforme prevê a Lei Lucas.

Após a conclusão do exercício, técnicos da Secretaria de Educação e do Corpo de Bombeiros devem realizar uma avaliação dos resultados e elaborar um relatório para servir de referência em futuras ações. A intenção é que os simulados sejam realizados periodicamente para aperfeiçoar os protocolos de evacuação e ampliar a segurança nas unidades escolares.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.