ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Ano já começou mal: pais fazem fila dupla e travam trânsito em saída de colégio

Em questão de minutos, uma enorme fila de veículos se formou em frente de escola onde problema é crônico

Por Idaicy Solano e Geniffer Valeriano e Antonio Bispo | 29/01/2024 12:25
Carros em fila dupla travaram o trânsito em frente ao Colégio Harmonia, no Jardim dos Estados, na saída dos alunos (Foto: Paulo Francis)
Carros em fila dupla travaram o trânsito em frente ao Colégio Harmonia, no Jardim dos Estados, na saída dos alunos (Foto: Paulo Francis)

A volta às aulas de crianças e adolescentes em 2024 repete as cenas de 2023, 2022,2021... Entra ano, sai ano letivo, as filas duplas seguem como exemplo da falta de educação no trânsito. E o tumulto foi grande hoje cedo na saída de alunos no Jardim dos Estado, o principal ponto de desrespeito às regras verificado em Campo Grande e confirmado pelo policiamento de trânsito.

Por volta das 12h desta segunda-feira (29), dia de início das aulas dos alunos da unidade III do Colégio Harmonia, localizada na Rua Goiás, no Bairro Jardim dos Estados, a via ficou completamente caótica no horário de saída dos alunos.

Conforme observado pela equipe de reportagem no local, vários pais deixavam os carros ligados parados no meio da rua e desciam para buscar seus filhos. Um deles era Jean Ripa, 38, que estava parado na fila dupla e desceu para buscar as duas filhas.

Em questão de minutos, uma enorme fila de veículos se formou atrás do carro de Jean, que admitiu estar errado, mas acha que a questão faz muito gente radicalizar, o que não opinião dele também é ruim. “Trânsito em qualquer escola nesse horário vai ser complicado e difícil de lidar. No trânsito precisa de ter um pouco de paciência para conseguir lidar. Com paciência todo mundo vai”, disse.

Jean admitiu estar errado, mas diz que trânsito é "complicado e difícil" (Foto: Paulo Francis)
Jean admitiu estar errado, mas diz que trânsito é "complicado e difícil" (Foto: Paulo Francis)

Cleidson Lima, 51, optou por fugir do estresse e estacionar a algumas quadras da escola.  “Legal e mais seguro”, diz sobre não colocar a vida da filha de 13 anos em risco em meio aos carros e caminhonetes vistas no caos que se forma na hora da saída.

“Se eu participar de fila dupla, que exemplo eu vou dar para ela [a filha]? Pode colocar até mesmo em risco a vida dela, porque os motoqueiros costumam andar nos corredores, e se numa dessa pega a minha filha? Prefiro estacionar mais distante”, declara.

Já no Colégio Alexander Fleming, localizado na Rua Pernambuco, no Bairro Jardim Autonomista, as cenas mudaram no último ano. O local sempre foi problema para quem passa pela região, mas hoje, a situação parecia estar mais controlada. Para evitar o tumulto, a escola rebaixou a calçada e criou vagas de estacionamento.

Após a disponibilidade dessas vagas, a mãe Lauane Ferreira, 38, conta que notou grande diferença na organização do trânsito neste primeiro dia letivo, em relação aos anos anteriores.

“Por enquanto a gente consegue ver sim que está tendo uma mudança, porque como você pode ver, o trânsito está tranquilo. No início da manhã, eu também não vi ninguém parando no meio da rua. Tomara que todos estejam mais conscientes”, diz a mãe.

Juliana Martins, 36, explicou que a direção da escola organizou a entrada dos alunos de forma escalonada nesta primeira semana de aula, para evitar o transtorno no trânsito. A mãe conta que além de os alunos retornarem aos poucos, a escola coloca cones em alguns trechos para evitar que os pais estacionem de forma irregular.

“Isso ajudou, porque no primeiro dia os pais das crianças menores geralmente levam as crianças na sala, então isso demanda mais tempo. Amanhã eu já não vou mais precisar entrar na sala, a parada é bem mais rápida”, explica Juliana.

Trânsito flui normalmente em frente ao colégio Alexander Fleming, no Jardim Autonomista (Foto: Henrique Kawaminami)
Trânsito flui normalmente em frente ao colégio Alexander Fleming, no Jardim Autonomista (Foto: Henrique Kawaminami)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias