ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Anta monitorada na Capital é vista passeando no Veraneio e Novos Estados

Polícia Militar Ambiental pede atenção dos motoristas e orienta moradores a não acuá-la

Por Cassia Modena | 29/01/2024 11:05


Uma anta foi vista passeando por ruas dos bairros Jardim Veraneio e Parque dos Novos Estados, em Campo Grande, na região da saída para Cuiabá. A primeira aparição foi filmada por moradores na última quarta-feira (24) e a segunda, neste domingo (28).

A PMA (Polícia Militar Ambiental) informou que já foi avisada sobre a circulação do animal na área urbana e que está fazendo o monitoramento. A suspeita é que ele tenha saído do Parque Estadual do Prosa, reserva ecológica cercada no Parque dos Poderes.

A orientação é que motoristas e motociclistas redobrem a atenção no trânsito para evitar acidentes, já que a anta tem feito travessias. Outra é que, caso ela entre em casas ou comércios, que as pessoas não tentem acuá-la ou machucá-la e nem ofereçam comida.

"Pedimos que a população respeite o espaço do animal e não tente alimentá-lo", reforça o capitão Kelvin Valente, da PMA. Se a anta apresentar algum comportamento anormal ou entrar em algum local, moradores podem acionar ajuda discando 190 ou ligando para o CRAS (Cento de Reabilitação de Animais Silvestres), no (67) 3326-1429.

Localização - Os vídeos acima foram enviados ao Direto das Ruas. O primeiro envio foi feito pela moradora do Bairro Jardim Noroeste, Beatriz dos Santos. Ela estava passando de carro pela Rua Lise Rose, no Jardim Veraneio, quando viu o animal.

Ela espera que a anta seja encontrada logo, para poder voltar a um local seguro. "Tadinha. Ela é enorme. As pessoas podem se assustar ou atropelar o animal. Tomara que seja achado", falou.

Já o segundo vídeo foi feito por volta das 21h deste domingo, entre as Ruas Igarite e Itaciara, no Bairro Novos Estados. Segundo Kelvin, a anta não foi capturada e pode continuar circulando na região.

Não é agressiva - A anta é considerada um animal tranquilo, porém, por ser silvestre, poderá apresentar alguma reação ao se sentir ameaçada.

A espécie é o maior mamífero terrestre da América do Sul e está em situação vulnerável, conforme a última lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção publicada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Segundo a PMA, a anta avistada em Campo Grande aparenta estar no estágio adulto. O animal pode pesar até 300 quilos, por isso, atenção às colisões com veículos devem ser redobradas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias