A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

11/05/2016 19:17

Aos 80 anos, paciente espera cirurgia para retomar costura e ganhar “extra”

Aline dos Santos
De garimpeira à costureira: Joaquina não tinha conseguido nem vaga para agendar cirurgia na rede pública. (Foto: Alcides Neto)De garimpeira à costureira: Joaquina não tinha conseguido nem vaga para agendar cirurgia na rede pública. (Foto: Alcides Neto)
Pacientes fazem exames na Caravana da Saúde. (Foto: Alcides Neto)Pacientes fazem exames na Caravana da Saúde. (Foto: Alcides Neto)

Olhos que já enxergaram 80 anos de vida se preparam para deixar a visão embaçada pela catarata na próxima sexta-feira (dia 13) durante a Caravana da Saúde, que faz em Campo Grande a sua 11ª edição.

Joaquina Oliveira, 80 anos, conta que tem o problema nas duas vistas e recebeu orientação de dois médicos para fazer o procedimento cirúrgico de forma urgente. “Fui no São Julião e, depois, recebi encaminhamento para o posto de saúde. Fui no posto do meu bairro, mas não tinha mais espaço para agendamento nesse ano”, relata Joaquina, que mora no Lar do Trabalhador.

Depois de viver na roça, procurar diamantes no garimpo e recorrer a tríade “lavar, passar e costurar” para criar os filhos, Joaquina espera que com a melhoria na visão possa retomar a costura. “Para complementar minha renda. Recebo um salário da Loas, que não tem nem décimo terceiro”, diz, exibindo no traje – blusa e saia – os dotes de costureira. O benefício é a Lei Orgânica da Assistência Social.

Marilene Ennes Bartholomeu, 71 anos, também tem cirurgia agendada para sexta-feira. “A vista fica enfraquecida, nublada, sai secreção”, conta sobre a convivência com a catarata. Ela tentou o procedimento, mas desistiu diante do preço. “Cheguei aqui 7 horas e achei maravilhoso o jeito que tratam a gente. Mesmo com essa parafernália toda é muito bem organizado”, afirma.

A etapa de consultas oftalmológicas, oferecidas em carretas estacionadas no Centro de Convenções Albano Franco, teve início ontem. Num único dia, foram 1.500 consultas. Para a consulta oftalmológica, basta ir ao local e fazer credenciamento.

Na quinta-feira (12), serão abertas as cirurgias oftalmológicas, com previsão de realizar até 650 procedimentos. Ao todo, a previsão é de 12 mil cirurgias oftalmológicas. A Caravana da Saúde também fará quatro mil cirurgias eletivas em cinco hospitais da Capital: Santa Casa, Hospital do Pênfigo, São Julião, Hospital do Câncer e Maternidade Cândido Mariano

Novidade – Na edição de Campo Grande, também será oferecidos exames de colonoscopia, cirurgia vascular e eletroneuromiografia (procedimento que avalia a função do sistema nervoso periférico e muscular). Foi contratada equipe de São Paulo e o atendimento também será nas carretas. O centro de convenções fica na avenida Mato Grosso, 5017, Carandá Bosque.

Caravana começa etapa de cirurgias oftalmológicas amanhã. (Foto: Alcides Neto)Caravana começa etapa de cirurgias oftalmológicas amanhã. (Foto: Alcides Neto)
Marilene chegou a procurar rede particular, mas desistiu diante de custo da cirurgia. (Foto: Alcides Neto)Marilene chegou a procurar rede particular, mas desistiu diante de custo da cirurgia. (Foto: Alcides Neto)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions