ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Apenas uma "homenagem", diz desembargador, após polêmica da bandeira imperial

Bandeira foi retirada do TJMS por determinação do presidente do CNJ

Adriano Fernandes | 10/09/2021 23:31
Presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar. (Foto: Sala de Justiça)
Presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar. (Foto: Sala de Justiça)

Diante da polêmica criada após o hasteamento da bandeira imperial em frente ao TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, o presidente do órgão, desembargador Carlos Eduardo Contar, disse que o ato se tratava apenas de uma homenagem.

“Só há componente histórico. É uma bandeira que remete ao período da Independência. Nada mais, nada além”, respondeu o magistrado ao Sala de Justiça, portal que faz a cobertura do judiciário de MS. O hasteamento, ainda conforme o Tribunal, pretendia "enaltecer a abertura dos festejos pelo bicentenário da Independência", durante a Semana da Pátria.

A bandeira do Brasil Império teria de ficar hasteada na entrada do Tribunal de segunda (06) até hoje (10), em celebração ao 7 de setembro, mas acabou motivando representação dos membros do CNJ. Diante da provocação, o presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux ordenou a retirada da bandeira, pois, no seu entendimento a "homenagem" diminui os símbolos da República.

“A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil”, afirmou Fux, em sua decisão. A Constituição Federal estabelece a República como forma de governo no Brasil e o presidencialismo como sistema de governo.

A representação ainda cita reiteradas manifestações públicas do magistrado com motivações político-partidárias, como na solenidade de sua posse na presidência do TJMS, no início do ano. Os autos foram encaminhados à Corregedoria Nacional de Justiça para apuração de eventual responsabilidade disciplinar.

Em 1993, Carlos Eduardo Contar foi um dos líderes regionais da campanha que defendia o retorno à monarquia, conforme apurado pelo Campo Grande News, em janeiro deste ano. Naquele ano, como determinou a Constituição Federal de 1988, o brasileiro participou de plebiscito para definir a forma e o sistema de governo no País.

Nos siga no Google Notícias