ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ministro do STF determina retirada da bandeira imperial hasteada no TJ/MS

Fux pontuou que o hasteamento da bandeira "diminui os símbolos da República Federativa do Brasil”

Adriano Fernandes | 06/09/2021 21:50
Bandeira imperial foi colocada no mastro principal do TJMS, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/TJMS) 
Bandeira imperial foi colocada no mastro principal do TJMS, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/TJMS)

O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, determinou a retirada da bandeira imperial do mastro principal do pavilhão do TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O ato foi determinado pelo presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar, um dos defensores da volta da monarquia no país. Na decisão, Fux pontuou que a "homenagem" diminui os símbolos da República e pode resultar em uma punição disciplinar.

A bandeira do Brasil Império teria de ficar hasteada na entrada do tribunal de hoje (06) até a próxima sexta-feira (10) em celebração ao 7 de setembro, mas acabou motivando representação dos membros do CNJ.

A decisão do ministro considera que a bandeira hasteada não se insere entre os símbolos oficiais do Poder Judiciário brasileiro e, ainda, existe a necessidade de manutenção da neutralidade e imparcialidade do tribunal de Mato Grosso do Sul.

“A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil”, afirma Fux em sua decisão. A Constituição Federal estabelece a República como forma de governo no Brasil e o presidencialismo como sistema de governo.

Além disso, a representação cita reiteradas manifestações públicas do magistrado com motivações político-partidárias, como na solenidade de sua posse na presidência do TJMS, no início do ano. Os autos serão encaminhados à Corregedoria Nacional de Justiça para apuração de eventual responsabilidade disciplinar.

Histórico controverso - Em 1993, Carlos Eduardo Contar, hoje, presidente do TJMS, foi um dos líderes regionais da campanha que defendia o retorno à monarquia, conforme apurado pelo Campo Grande News, em janeiro deste ano. Naquele ano, como determinou a Constituição Federal de 1988, o brasileiro participou de plebiscito para definir a forma e o sistema de governo no País.

No País, em torno de 10% dos eleitores queriam a Família Real de volta ao poder. No Estado, foram mais de 11% dos votos para essa opção e Contar foi um dos responsáveis por esse resultado. Fez parte da “comissão dos monarquistas”. À época, era promotor de Justiça.

Ao assumir o comando do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, em janeiro deste ano, Contar também "deu o que falar" por conta do tom do seu discurso de posse. Ao defender o retorno ao trabalho de toda a população, em pleno período de pico da pandemia, Carlos Eduardo chamou de “picareta” quem defende o movimento “fique em casa”.

O tom de crítica a medidas de restrição contra a covid-19 virou notícia nacional e reverberou em vários setores, em geral de forma contrária. Mas teve apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Nos siga no Google Notícias