ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com defensor da monarquia no comando, TJ hasteia bandeira do Brasil Império

Flâmula de 1822 foi hasteada hoje (6) e por lá vai ficar até o dia 10, a mando do presidente do Tribunal

Anahi Zurutuza | 06/09/2021 15:33
Bandeira do Brasil Império no meio, cercada pelas flâmulas do Mato Grosso do Sul (à esquerda) e do TJMS. (Foto: Paulo Francis)
Bandeira do Brasil Império no meio, cercada pelas flâmulas do Mato Grosso do Sul (à esquerda) e do TJMS. (Foto: Paulo Francis)

Sob o comando do desembargador Carlos Eduardo Contar, que tem no currículo, campanha para defender a volta da monarquia, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) estreou a semana com ato inédito, a bandeira do Brasil Império no alto do mastro. A flâmula de 1822 foi hasteada hoje (6), na frente da sede do Judiciário sul-mato-grossense, em alusão à Semana da Pátria.

Conforme nota, a “homenagem foi determinada pelo presidente do TJMS” e “tem o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil, a realizar-se em 7 de setembro de 2022”.

Nesta segunda-feira, quase ninguém notou a mudança na bandeira da fachada do prédio, que abriga o Judiciário estadual. Na emenda de feriado, servidores estão de folga e o Parque dos Poderes está fechado para obras, mas a bandeira do Brasil Império permanecerá por lá até o dia 10.

Ainda de acordo com o texto publicado pela assessoria de comunicação do TJMS, a bandeira imperial teve duas versões. As duas tinham fundo verde com o losango amarelo, pano de fundo que inspira a flâmula brasileira até hoje. “O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo, remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, imperatriz Leopoldina”.

Primeira bandeira imperial com fundo verde, losango amarelo, brasão e coroa. (Foto: TJMS/Divulgação)
Primeira bandeira imperial com fundo verde, losango amarelo, brasão e coroa. (Foto: TJMS/Divulgação)

Volta da monarquia - Tradicionalmente, a Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, é marcada por diversos atos cívicos e militares, como o Desfile de 7 de Setembro, o hasteamento das bandeiras (geralmente, a atual), entoação do Hino Nacional e outros momentos que envolvem entidades, escolas e autoridades.

O Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, remete à data em que às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I declarou o Brasil independente de Portugal, bradando a frase imortalizada pela história: “Independência ou morte!”.

Desde então, e até 1889, o Brasil foi governado pela família imperial brasileira. Não é novidade, contudo, que ainda hoje, 132 anos após a Proclamação da República, ao lado dos defensores da intervenção militar, o fetiche com a monarquia tem adeptos.

O movimento em favor da volta dos reis e rainhas ao poder, contudo, é mais antigo. Em 1993, Carlos Eduardo Contar, hoje, presidente do TJMS, foi um dos líderes regionais da campanha que defendia o retorno à monarquia, conforme apurado pelo Campo Grande News, em janeiro deste ano.

Naquele ano, como determinou a Constituição Federal de 1988, o brasileiro participou de plebiscito para definir a forma e o sistema de governo no País. Ganharam a república e o presidencialismo. Perderam a monarquia e o parlamentarismo.

Em Mato Grosso do Sul, o regime monárquico teve percentual de votos um pouco acima da média nacional. No País, em torno de 10% dos eleitores queriam a Família Real de volta ao poder. No Estado, foram mais de 11% dos votos para essa opção e Contar foi um dos responsáveis por esse resultado. Fez parte da “comissão dos monarquistas”. À época, era promotor de Justiça.

Nos siga no Google Notícias