ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Após 48h, moradores até da região central reclamam do acúmulo de lixo

Flávia Lima | 21/09/2015 11:21
Lixeira de condomínio na Avenida Tiradentes já não consegue fechar há dias. (Foto:Simão Nogueira)
Lixeira de condomínio na Avenida Tiradentes já não consegue fechar há dias. (Foto:Simão Nogueira)
Em canteiro central de avenida, sacos continuam se acumulando. (Foto:Marcos Ermínio)
Em canteiro central de avenida, sacos continuam se acumulando. (Foto:Marcos Ermínio)

Nunca na história da Capital um serviço público foi tão aguardado pela população quanto a retomada da coleta de lixo, que começou a ser normalizada na sexta-feira (18), com o fim da greve de parte dos coletores da Solurb, empresa responsável pelo serviço em Campo Grande.

Mas, apesar de coletar o lixo diariamente nos bairros próximos a região central, vários pontos não foram atendidos durante o final de semana, frustrando os moradores. O próprio presidente do sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, Wilson Gomes da Rocha, havia ressaltado no final da greve que esses locais seriam prioridade na retomada dos trabalhos.

Porém, bairros como Amambaí e Vila Carvalho, onde a coleta ocorre de segunda à sábado devido ao grande fluxo de moradores e por concentrar ruas comerciais, ficaram sem atendimento em sua totalidade.

Na manhã desta segunda-feira, (21), a reportagem do Campo Grande News passou por diversas ruas desses bairros e constatou, ainda, lixeiras abarrotadas e lixo espalhado em canteiros de avenidas.

Nas esquinas e comércio, o assunto predominante ainda é o lixo, que agora soma-se a esperança dos moradores de verem pelo menos parte dos sacos retirados das fachadas das casas até meados da semana.

Pelas ruas onde os caminhões passaram, já na sexta-feira, houve até aplausos da população. Foi o que aconteceu em frente a um bar na esquina das ruas Barão do Rio Branco com a José Antônio.

Quem ainda não teve a mesma sorte, permanece sentado na varanda das casas, á espera de um caminhão. É o caso do aposentado Rubens Camargo e da esposa Astrea Camargo. Moradores na Avenida Madri com a Rua Berillo, na Vila Alba, os dois contam que viram um caminhão passar pelos arredores, mas o trecho em que moram foi ignorado.

Com o calor, a demora da coleta só piora a situação, já que o mau cheiro se agravou desde sábado, quando as temperaturas estão beirando a casa dos 40ºC. “Ainda bem que temos um canteiro na avenida e estamos colocando os sacos lá porque dentro de casa já não dá mais”, afirma Astrea.

Dono de uma mercearia no local, Rodrigo Nicoletti diz que alguns vizinhos até tentaram manter o lixo nas calçadas, mas com o calor, o cheiro ficou insuportável. “O problema é que nem todo mundo embala direito e ele acaba se espalhando”, reclama.

O Bairro Taveirópolis, onde o serviço acontece às terças e quintas-feiras, segundo moradores, também não houve registro de nenhuma coleta ou varrição. “Estou aguardando ver se passam amanhã. Já pedi para um caminhão de frete levar o meu na semana passada para o lixão porque com esse calor não dá para guardar no quintal”, explica o aposentado Esperidião da Silva.

Moradora do mesmo bairro, na Rua Pedro Pedrossian, próximo a Avenida Tiradentes, a dona de casa Raquel Gonçalves também reclama e acredita que a empresa deveria pagar hora extra para os funcionários. “Se não for assim, vai demorar muito para retirar todo o lixo. Quanto mais rápido terminar, melhor para todos”, diz.

De acordo o presidente do sindicato da categoria, Wilson Gomes, de fato, no sábado, apenas 60% dos trabalhadores saíram às ruas, já que uma parcela ainda não havia recebido os salários, mesmo tendo os valores liberados.

No entanto, ele ressalta que hoje 100% dos coletores está nas ruas e os bairros onde o serviço ocorre às segundas, quartas e sextas, já serão atendidos, o que representa metade da cidade. “Mesmo assim não será possível coletar tudo devido a demanda, Para voltar ao normal, mesmo só daqui 20 dias”, diz

Casal Astrea e Rubens Camargo mora na Vila Alba e ainda não receberam a visita dos coletores. (Foto:Marcos Ermínio)
Casal Astrea e Rubens Camargo mora na Vila Alba e ainda não receberam a visita dos coletores. (Foto:Marcos Ermínio)
Dona de casa Raquel Gonçalves acredita que funcionários deveriam fazer hora extra para agilizar coleta. (Foto:Simão Nogueira)
Dona de casa Raquel Gonçalves acredita que funcionários deveriam fazer hora extra para agilizar coleta. (Foto:Simão Nogueira)
Nos siga no Google Notícias