A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Setembro de 2017

30/07/2017 17:23

Após 5 anos, Esquadrilha da Fumaça volta a encantar no céu da Capital

Amanda Bogo e Anahi Gurgel
Pequenos Nícolas, de cinco anos, admira pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha da Fumaça (Foto: Marcos Ermínio)Pequenos Nícolas, de cinco anos, admira pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha da Fumaça (Foto: Marcos Ermínio)

O ronco dos motores das aeronaves A29 Super Tucano foram o suficiente para anunciar o show que estava a caminho dos céus de Campo Grande. A apresentação durou cerca de 40 minutos e contou com manobras radicais, que emocionaram os mais de trinta mil expectadores que estiveram na Base Aérea Militar da Capital.

A Esquadrilha da Fumaça retornou à Capital neste domingo (30), após cinco anos desde sua última apresentação. Os portões foram abertos às 10 horas da manhã, e as 15h30 as aeronaves tubo-hélice, produzidas no Brasil e consideradas as melhores do mundo, decolaram e iniciaram as manobras.

Aeronaves A29 Super Tucano deram show nos céus da Capital (Foto: Marcos Ermínio)Aeronaves A29 Super Tucano deram show nos céus da Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Público assistiu com animação e curiosidade as apresentações (Foto: Marcos Ermínio)Público assistiu com animação e curiosidade as apresentações (Foto: Marcos Ermínio)

Entre movimentos, os pilotos desenharam corações no céu da Capital, além de deixar uma mensagem de parabéns à cidade. Em alguns momentos, a proximidade entre as aeronaves impressionavam quem acompanhava tudo de perto com muita animação.

O agricultor José Itamar Ferreira, 35 anos, mora em um sítio distante 55 km de Sidrolândia. Ele trouxe Nícolas Ferreira, de 5 anos, a esposa e outro filho para acompanhar o show. “Valeu a pena demais, achei maravilhoso”, contou.

O pequeno Guilherme Santos, 10 anos, veio acompanhado dos pais e quatro irmãos. “Foi a primeira vez que eu vi essa apresentação. Adorei, fiquei encantado”, contou.

De acordo com o Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, comandante da base aérea da Capital, o evento foi o primeiro com as novas aeronaves, já que antes a Esquadrilha da Fumaça utilizava modelos T27, que foram substituídos por A29, que pode chegar até 590 km/hr.

“O objetivo maior é sintetizar em um único dia todas as atividades do exército brasileiro, como uma forma de aproximação com a sociedade”.

A entrada para acompanhar a apresentação era gratuita, e quem quisesse poderia contribuir com 1 kg de alimento não perecível. Até às 16 horas, a arrecadação havia ultrapassado 10 toneladas. As doações serão encaminhadas para 30 entidades assistenciais da Capital.

“Acho muito importante esse ato de solidariedade em um evento da base aérea”, destacou o mestre de obras Unézio Selles, 52 anos, que estava acompanhado da família e levou oito quilos de alimento.

Militares perfilados antes do início da apresentação (Foto: Marcos Ermínio)Militares perfilados antes do início da apresentação (Foto: Marcos Ermínio)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions