A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

07/10/2011 15:09

Após 6 anos sem saber causa, garoto faz cirurgia e se livra de problema na articulação da boca

Viviane Oliveira

Um dos desejos do menino, segundo a mãe, é voltar à escola e comer pipoca. Por causa da doença, ele mal conseguia se alimentar

Lucas se recupera ao lado da mãe.(Foto: Viviane Oliveira)Lucas se recupera ao lado da mãe.(Foto: Viviane Oliveira)

“Estou muito contente e feliz”, disse Maria Aparecida de Morais, 41 anos, mãe de Lucas Ortiz de Morais, 12 anos, que fez uma cirurgia na tarde de ontem (7) na Santa Casa de uma doença chamada Anquilose – uma rigidez na articulação que atrapalha na alimentação, compromete a arcada dentária e leva a deformidade da face. Lucas não vê a hora de voltar à escola e satisfazer um desejo, comer pipoca.

Mãe de 12 filhos, Maria Aparecida mora no assentamento Itamarati em Ponta Porã. Ela conta que Lucas começou a apresentar dificuldade para comer e deformidade na face a partir dos seis anos de idade.

“Eu morria de dó dele, Lucas tinha muita dificuldade para comer”, disse Maria. Segundo ela, para se alimentar o garoto colocava a comida na boca e empurrava os alimentos com o dedo. A mãe disse que sempre procurou tratamento do filho na cidade, mas os médicos não diagnosticavam a causa.

Cirurgia - A cirurgia durou três horas e contou com uma equipe médica de 10 profissionais, entre anestesista, médicos e cirurgiões dentistas. O cirurgião dentista Frederico Miguel Garlipp, especialista buco-maxilo-facial, disse que o procedimento foi demorado porque o garoto não conseguia abrir a boca. “Foi necessário usar um aparelho chamado de bronco fibroscópio”.

O cirurgião explica que a Anquilose não é tão comum. Conforme ele pode ser uma doença, congênita, ou adquirida por algum tipo de trauma. No caso de Lucas, o dentista acredita que a disfunção ocorreu por uma lesão na infância. “Tem muito paciente sofrendo com este mesmo problema sem saber”.

O médico disse que a cirurgia foi bem sucedida, mas que o garoto terá que fazer um tratamento multidisciplinar. “Ele vai ter que fazer uma cirurgia para reconstituir a deformidade da face, trabalho com fonoaudiólogos e fisioterapeutas”.

Técnica nova - O cirurgião dentista Alberto Novelli Assef, especialista em distúrbio da articulação temporomandibular , é de São Paulo e trouxe uma técnica nova de cirurgia que é minimamente invasiva.

Na manhã desta sexta-feira a paciente Gisele Mortiz de Freitas, 27 anos, fez uma cirurgia para reconstituição e posicionamento do disco articular. De acordo com o médico, este tipo de trauma ocorre em pacientes que sofreu um acidente e tem limitação da abertura da boca.

O tratamento como o de Lucas e da Gisele é feito na Santa Casa pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Gisele terá alta hoje no final da tarde, já Lucas não tem previsão de alta.



Felizmente veio um especialista de fora da cidade. Estamos muito mal atendidos no que diz respeito a saúde. Quando surge algum problema mais grave temos que recorrer a médicos de outra cidade. Por ser uma capital, deveríamos estar mais amparados por profissionais qualificados na área médica...
 
lisney moreira em 08/10/2011 12:48:04
Parabéns à equipe médica.
Vamos ficar na torcida para que o Estado assuma as despesas do tratamento e torcer mais ainda para que o LUCAS tenha uma vida normal e que possa comer muita pipoca.
Força Lucas. Não desanime nunca.
 
Tarcizo F. Costa em 08/10/2011 10:34:40
parabens de verdade para toda equipe,e principalmente para o medico que olhou a situação da criança e diagnosticou o problema.ele teve o que todos os medicos deveriam ter "boa vontade".
 
gislene cardoso em 08/10/2011 10:01:39
Deus abencoe ao Dr Frederico e sua Equipe pelo excelente trabalho de devolver ao lucas todos os desejos que uma criança como ele tem, comer pipoca ,pe-de-moleque,bolo e até rapadura....rsrsrrs estou muito feliz por ele. Parabens tambem a Mãe pela dedicação... 12 filhos nos dias de hoje né fácil não!!! em dona Maria ???
 
jose jacinto de luna neto em 07/10/2011 10:32:06
Parabéns,médicos assim abençoados devemos valorizar,Porque é raro achar um médico q da assistência necessária ao paciente.Parabens a esse médico abençoado.
 
Angela Cristiane em 07/10/2011 08:46:16
parabéns a equipe médica, e que Deus abençoe esse garoto e possa ter uma vida normal.
 
antonio luiz em 07/10/2011 04:21:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions