ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após ameaças, alunos são flagrados com anotação de como fabricar bomba

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio teriam afirmado que ateariam fogo na escola e matariam os colegas

Geisy Garnes | 20/03/2019 18:39
O caso foi registrado na Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude) (Foto: Arquivo)
O caso foi registrado na Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude) (Foto: Arquivo)

Dois adolescentes, de 16 e 14 anos, foram apreendidos nesta quarta-feira (20) com anotações de como fabricar bombas na Escola Estadual Blanche Pereira dos Santos, no Jardim Tijuca, em Campo Grande. O caso foi descoberto depois que eles ameaçaram colegas e afirmaram que iriam incendiar o colégio. 

O flagrante foi feito por militares do policialmente escolar, da 5ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar). Conforme o registro policial, o primeiro contado com os adolescentes aconteceu às 7h40, em visitas de rotina a escola. Lá receberam a denúncia de alguns pais sobre “atitudes suspeitas” de dois alunos do 1º ano do Ensino Médio, que estariam com uma faca.

A dupla, de 16 e 14 anos, foi chamada até a sala da diretora, onde mostrou o que tinha na mochila. Como nada de ilegal foi encontrado, os dois voltaram para a aula. Horas depois, os policiais foram novamente chamados, desta vez pela diretora da escola que havia recebido novas denuncias.

O adolescente de 16 anos foi o primeiro a ser chamado e negou carregar faca. O de 14 foi abordado em seguida e confessou ter guardado as coisas do amigo, a pedido dele, em sua mochila. Lá os militares encontraram um canivete e cadernetas com ameaças a outros alunos e anotações sobre como fabricar uma bomba caseira.

Para a polícia, foram relatadas ainda ameaças feitas pelos alunos por WhatsApp. Nas mensagens os adolescentes teriam afirmaram que matariam os colegas e usariam coquetel molotov para incendiar a escola. O caso então foi levado a Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude).

Conforme a delegada Fernanda Félix Carvalho Mendes, não houve a confecção da bomba, mas os alunos conversavam sobre o assunto e assistiam vídeos no Youtube para aprender a fabricar o artefato. No entanto, os colegas de sala descobriram e a história se espalhou pela escola, causando pânico entre os alunos.

Ainda conforme a delegada, os adolescentes apresentavam comportamento diferente dos depois alunos, eram quietos, reprimidos e isolados. “Um deles justificou que queria afastar as pessoas dele”, lembrou Félix.

Buscas ainda foram realizadas na casa dos adolescentes. Em uma delas outros dois cadernos com o mesmo tipo de anotações foram apreendidos. Como não tinham computador em casa, apenas os celulares dos meninos foram apreendidos. “Serão enviados para a perícia, que vai analisar conversar e vídeos assistidos”.

Os adolescentes foram apreendidos por ameaça e serão transferidos para uma Unei (Unidade Educacional de Internação). Em nota a SED (Secretaria Estadual de Educação) afirmou que está ciente do ocorrido e que acompanha o caso. "No momento, não serão divulgados mais detalhes por se tratar de uma questão de vulnerabilidade dos estudantes e, também, da unidade escolar".

Segundo caso - Esse é o segundo caso da semana. Nesta terça-feira (19) quatro alunos do 1º ano do Ensino Médio levaram isqueiros e desodorante aerosol na tentativa de produzir um “lança-chamas” artesanal na Escola Estadual Joaquim Murtinho, no Centro de Campo Grande.

Dois dos adolescentes envolvidos diretamente no caso foram levados para a Deaij e também foram suspensos da escola. Outros dois, que participaram indiretamente, entraram em processo de transferência, "por opção dos pais", informa a SED (Secretaria Estadual de Educação).

Nos siga no Google Notícias