ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após anunciar construção de hospital, prefeitura contrata empresa de consultoria

HB Treinamentos vai estudar melhor solução para construir complexo com 250 leitos e UTI

Por Caroline Maldonado | 27/02/2024 08:21
Leito de UTI no Hospital Regional em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Leito de UTI no Hospital Regional em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Governo de MS)

A Prefeitura de Campo Grande contratou uma empresa para prestar consultoria que vai indicar como fazer a construção do Hospital Municipal, anunciada em setembro de 2023. Na época, foi anunciado que o projeto sairia do papel no mesmo ano, com obra orçada em R$ 200 milhões e área de 10.000 m² para 25 salas de diagnóstico, 250 leitos de urgência e emergência, 10 salas de centro cirúrgico e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas a prefeitura informou em seguida que lançaria a licitação em 2024.

Foi escolhida sem licitação a HB Treinamentos Ltda, conforme o Termo de Adjudicação e Homologação publicado nesta terça-feira (27), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), mas ainda não consta no Portal da Transparência o valor do contrato.

A empresa terá que apontar também os equipamentos, mobiliários hospitalares e gerais e serviços de instalações necessários para o funcionamento do complexo.

A prefeitura informa que a contratação com inexigibilidade de licitação está fundamentada na Lei 14.133/2021, que prevê essa modalidade quando é inviável a competição, em especial nos casos de: estudos técnicos, planejamentos, projetos básicos ou projetos executivos e no caso de assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias.

A mesma empresa já foi contratada em outubro de 2023, na modalidade de inexigibilidade de licitação, para contratação de empresa para capacitação de servidores com o tema licitações e contratações de obras e serviços de engenharia com ênfase em construção à seco, a pedido da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários). O contrato e o valor não constam no Portal da Transparência.

No dia 20 de fevereiro, a HB Treinamentos Ltda também foi contratada sem licitação para : contratação de empresa para prestação de serviços de consultoria técnica especializada para elaboração de estudo técnico preliminar, demais documentos técnicos e orientações para a execução da implantação da sinalização viária em Campo Grande, um serviço solicitado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O contrato é de R$ 100 mil.

Anúncio - A construção do Complexo Hospitalar e de Diagnóstico Municipal de Campo Grande foi anunciada pela Prefeita Adriane Lopes (PP) em setembro. A expectativa é de que o complexo seja capaz de atender cerca de 1,5 mil pacientes por dia.

Conforme a prefeitura, a estrutura também irá comportar exames laboratoriais, cateterismo, biópsias, ressonâncias, colonoscopia, endoscopia e especialistas em cardiologia, neurologia, oftalmologia, pneumologista, dentre outros.

No dia do anúncio, a prefeita disse que a construção seria feita através de PPP (Parceria-Público-Privada) a exemplo do que ocorreu em outros estados, como Bahia e Rio de Janeiro.

A Capital tem cerca de 700 leitos ativos, somando todos os hospitais que atualmente oferecem atendimento aos casos de média e alta complexidade. No CEM (Centro de Especialidades Médicas) há 25 salas de diagnóstico. O centro de especialidades deve ser integrado ao novo complexo.

Nos siga no Google Notícias