ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sem projeto, Hospital Municipal lançado em setembro deve demorar mais que 1 ano

Em setembro, prefeitura anunciou uso de R$ 200 milhões para obra e cravou prazo de um ano

Por Caroline Maldonado | 27/11/2023 10:17
Leito do Hospital Santa Casa de Campo Grande, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde. (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Leito do Hospital Santa Casa de Campo Grande, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Anunciada há pouco mais de dois meses, a construção do Complexo Hospitalar e de Diagnóstico Municipal de Campo Grande ainda não tem data para começar. O local seria definido ainda em setembro, conforme divulgado pela prefeitura, mas, em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) respondeu que o projeto “está em fase de conclusão, sendo necessário aguardar a finalização das análises e estudos técnicos por parte do grupo instituído internamente”.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou em coletiva de imprensa, no dia 14 de setembro, que as obras começarão ainda neste ano, por meio de PPP (Parceria Público-Privada) e investimento de R$ 200 milhões em uma área de 10.000 m².

O hospital será entregue em um ano, conforme o anúncio. O município vai disponibilizar o terreno e a empresa ficará responsável pela construção da estrutura e aparelhamento.

A PPP é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa, conforme a Lei Federal 11.079, que institui normas gerais para a licitação com essa finalidade. A parceria pode ser administrativa (com recurso dos cofres públicos) ou patrocinada (parte do recurso público e outra parte paga por usuários do serviço).

O hospital foi anunciado como uma solução para a falta de leitos e fila de milhares de pessoas aguardando atendimento. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Victor Rocha, o “Dr. Victor”, não acredita na previsão, já que trâmites para firmar parceria levam tempo e após dois meses do anúncio, o secretário afirma que uma equipe está estudando o assunto.

“A resposta do secretário é que uma equipe técnica está estudando o assunto e assim que tiver concluído será amplamente divulgado. Esse hospital não vai ficar pronto em um ano, não tem como. Vamos aguardar agora esse estudo”, disse o vereador sobre ofício que recebeu da Sesau ao cobrar informações sobre o projeto. Ele lembra que o Hospital Santa Casa já oferece leitos ao município, mas faltam repasses para cobrir todos os serviços que são oferecidos via SUS (Sistema Único de Saúde).

O anúncio da construção do hospital veio depois que vereadores marcaram uma audiência para discutir o tema. Antes mesmo da realização do evento, a prefeita chamou a imprensa para fazer a divulgação. Desde então, os vereadores cobram detalhes sobre o projeto, mas não conseguiram nenhuma informação além das já divulgadas.

Estrutura - O complexo vai ter 25 salas de diagnóstico e 250 leitos para atender as unidades de urgência e emergência da Capital, 10 salas de centro cirúrgico e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A expectativa é atender 1.500 pacientes por dia.

A estrutura também irá comportar exames laboratoriais, cateterismo, biópsias, ressonâncias, colonoscopia, endoscopia e especialistas em cardiologia, neurologia, oftalmologia e pneumologista.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias