ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Após ataque de hackers, hospital normaliza realização de 13 exames

Unidade não soube informar quantos procecimentos precisaram ser remarcados

Yarima Mecchi | 03/07/2017 11:13
Hospital de Barretos de Campo Grande. (Foto: Marcus Moura)
Hospital de Barretos de Campo Grande. (Foto: Marcus Moura)

A Unidade de Prevenção de Barretos em Campo Grande conseguiu normalizar o sistema quatro dias após o ataque de hackers que atingiu todos os computadores da rede hospitalar. De acordo com assessoria, após o ataque de terça-feira (27 de junho) o sistema foi normalizou na sexta-feira (30) no fim da manhã. Os 13 exames que estavam suspenso já estão sendo realizados.

No hospital de Barretos (SP) técnicos ainda estão trabalhando para normalizar a situação. Segundo a assessoria, está "quase 100%". Em Campo Grande, a unidade não soube informar quantas consultas e exames precisaram ser remarcados por conta do ataque de hackers.

Enquanto o sistema estava fora ar, apenas exames de mamografia e preventivo estavam sendo feitos. De acordo com o site o Hospital de Câncer de Barretos em Campo Grande são realizadas mamografias, ultrassonografias de mama, coletas de citologia cérvico-vaginal, estereotaxia, biópsia de fragmentos (core biopsy), biópsia cirúrgica de mama, colposcopia, biópsias de colo, vagina e vulva, além de conização com CAF (cirurgia de alta frequência), endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia de próstata, com biópsia guiada e exérese de lesões suspeitas de pele.

Durante o ataque uma mensagem que aparecia na tela de todos os computadores dos cinco hospitais e das sete unidades de prevenção da rede de hospitais era o pedido de pagamento de US$ 300 em bitcoins, uma espécie de moeda virtual por máquina. Só o hospital em Barretos (SP) possui cerca de mil computadores.

Ataque - Na terça-feira (26) todas as unidades do Hospital de Câncer de Barretos ficaram sem sistema de computadores. O setor de TI (Tecnologia da Informação) ainda está normalizando a situação.

Por meio de coletiva de imprensa o coordenador do Departamento de TI da instituição, Douglas Vieira dos Reis, disse que esse ataque foi parecido com o que aconteceu em várias empresas no mundo há cerca de dois meses.

Nos siga no Google Notícias