ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após casos de covid, escola particular suspende aulas

Unidade do Colégio Adventista suspendeu atividades presenciais por 10 dias

Ana Paula Chuva | 02/03/2021 14:55
Colégio Adventista unidade do Jardim Leblon onde as aulas foram suspensas. (Foto: Divulgação)
Colégio Adventista unidade do Jardim Leblon onde as aulas foram suspensas. (Foto: Divulgação)

A unidade do Colégio Adventista no Jardim Leblon, em Campo Grande, suspendeu por dez dias as aulas presenciais, após registro de casos de covid-19 entre os funcionários da unidade, este ano.  No entanto, não foram divulgadas quantas pessoas foram infectadas pela doença.

De acordo com a escola, após a notificação dos casos, a escola decidiu seguir a orientação das autoridades sanitárias e do protocola elaborado pela própria escola para conter o contágio da doença.

“As aulas presenciais foram suspensas entre os dias 26 de fevereiro e sete de março. Neste período serão apenas na modalidade online”, diz a nota.

Conforme o documento enviado a imprensa, a suspensão das atividades presenciais foi visando a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários. Além disso, toda a unidade passará por desinfecção nesse período.

Outra escola – Uma outra escola particular da Capital, localizada no Bairro Santo Antônio, no entanto, teria suspendido apenas as aulas de uma turma do 3º ano do ensino médio nesta terça-feira (2). De acordo com denúncia feita por uma mãe de aluna, que preferiu não se identificar, ao menos três estudantes teriam testado positivo para a doença.

Segundo  ela, um dos colegas de turma da filha teria apresentado os sintomas da doença e continuou participando das aulas presenciais até  sexta-feira (26), e no dia seguinte o exame positivo confirmou a covid.

“Pelo menos três alunos da turma dela estão com covid, mas a escola não está contando. Um dos colegas assistiu as aulas com os sintomas até a sexta, e no sábado saiu o resultado positivo do teste. Mas a escola só suspendeu as atividades presenciais ontem a noite”, disse a mãe.

Na escola as aulas presenciais, em modelo híbrido, voltaram no dia 18 de fevereiro e apenas para a turma dos alunos com covid foram suspensas, o que para a mãe seria um descaso.

“Não fecharam a escola, estão omitindo. E os professores que dão aulas para outras turmas também? Eles continuam dando aula para outros alunos”, declarou a mãe.

Ao Campo Grande News a escola confirmou que apenas 2 alunos testaram positivo e não três conforme a denúncia. Ainda segundo a escola, a aluna se sentiu mal na sexta-feira e não foi à escola, testou positivo no final de semana e informou a escola apenas no domingo.

"Na segunda-feira a escola recebeu a informação de mais um caso positivo e ainda na segunda-feira, imediatamente realizou um reunião com a enfermeira responsável e adotaram a suspensão das aulas a partir de terça-feira. As reuniões ocorreram na segunda-feira e por isso as decisões pensadas só ocorreram após estas reuniões com embasamento técnico", disse a instituição, em nota.

Quanto a crítica da mãe sobre a suspensão da turma onde os alunos foram diagnosticados com a doença, a escola lembrou que o decreto municipal estabelece que "apenas devem ser suspensas as atividades presenciais da turma com caso confirmado, e posteriormente a isso cuidados necessários são realizadas na estrutura física da sala pela equipe de limpeza".

"Sobre os professores, eles trabalham com todas as rotinas de biossegurança, máscara, face shild e distanciamento. Não há trocas de contato entre professores e alunos, e a cada troca de sala são realizadas medidas necessárias de desinfecção das mãos e EPIs, além de não termos nenhum profissional sintomático. Lembrando que o uso correto de EPIs e o distanciamento, afasta ao máximo o risco de contágio", completa a nota enviada pela escola.

Prefeitura - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde),  informou em nota que a direção do Colégio Adventista optou por suspender as aulas temporariamente em razão dos profissionais infectados, mas não foram registrados casos da doença entre os alunos.

Na nota, a secretaria também ressalta que as instituições de ensino têm plena autonomia para definir qual a medida mais segura a ser tomada desde que obedeça, no mínimo, o prazo de sete dias para a turma que tiver algum caso positivo - ou que teve contato com profissional com confirmação - e dez dias para o paciente.

Já sobre a escola no Bairro Santo Antônio, a pasta informou não ter recebido nenhuma notificação, mesmo sendo um dos pré-requisitos para o funcionamento da instituição e uma equipe da Vigilância Sanitária deve visitar o local para verificar se realmente existem irregularidades no cumprimento do protocolo de biossegurança.

***Matéria editada às 20h30 para acréscimo do posicionamento da escola.

Nos siga no Google Notícias