ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Após desvio de rota, estudantes da Capital vão chegar em Londres só amanhã

Ontem, voo da Latam com 460 passageiros precisou pousar em Portugal, após "necessidade de manutenção"

Por Mylena Fraiha | 28/03/2024 17:10
Alunos do Harmonia em frente ao Palácio do Raio, construído nos anos de 1750 em estilo barroco joanino, com fachada de azulejos. Passeio em Braga, Portugal, para passar o tempo (Foto: Colégio Harmonia/Divulgação)
Alunos do Harmonia em frente ao Palácio do Raio, construído nos anos de 1750 em estilo barroco joanino, com fachada de azulejos. Passeio em Braga, Portugal, para passar o tempo (Foto: Colégio Harmonia/Divulgação)

Após pouso não programado em Porto, o grupo de 14 estudantes e duas coordenadoras pedagógicas do Colégio Harmonia, de Campo Grande, terá que esperar até amanhã (29) para embarcar rumo a Londres. A viagem tem como objetivo a participação no BEO (British English Olympics), uma competição anual de língua inglesa para estudantes de 12 a 16 anos.

Segundo informações da assessoria da escola, o voo da empresa Latam, que partiu do Brasil na tarde de hoje (28), foi designado exclusivamente para atender aos alunos do Colégio Harmonia, de Campo Grande, e a um grupo de Florianópolis, que também irá participar do BEO.

De acordo com a mãe de um dos alunos, Nauristela Ferreira Paniago Damasceno, houve uma tentativa de garantir outro voo ainda hoje, com apoio de outra companhia aérea. Entretanto, não encontraram passagens disponíveis para todo o grupo.

“Embora tenham confirmado o retorno pelo voo da TAP Air Portugal, demoraram muito para buscar o grupo, o que nos deixou aflitos acompanhando o tempo para embarque. Quando finalmente chegaram ao aeroporto, receberam a informação de que não havia assentos disponíveis para todos nesse voo. Novamente, fomos levados para outro hotel”, explica Nauristela.

Apesar do contratempo, Nauristela explicou que seu filho, de 13 anos, tem tentado aproveitar a capital de Portugal, mas segue “ansioso” para chegar à competição em Londres. “Eles estão bem. Meu filho até ficou feliz por ter a oportunidade de sair um pouco em Portugal. Mas eles estão ansiosos para chegar em Londres e participar da competição para a qual estão se preparando desde o ano passado”.

Estudantes de escolas de São Paulo, Florianópolis e Campo Grande estão participando da competição. O evento teve início ontem (27), com atividades de acolhimento e passeios turísticos. Nesta quarta-feira (28), foram iniciadas as primeiras competições.

De acordo com a assessoria do colégio Harmonia, a organização do BEO (British English Olympics) se mostrou compreensiva em relação aos grupos brasileiros que chegaram atrasados para o evento e tentará compensar o atraso dos grupos faltantes.

Além disso, a direção da escola assegura que os 14 estudantes e as duas coordenadoras pedagógicas foram hospedados em um hotel, com as despesas custeadas pela companhia aérea. Também enfatiza que os estudantes aguardam com tranquilidade a definição de um novo voo.

“Eles estão felizes, mas pensamos também na competição. Eles estão com expectativas. É uma grande oportunidade, porque tem aluno que é chamado para estudar em Oxford. Então eles querem muito estar lá”, explica a assessoria da Escola Harmonia.

Entenda - O voo da Latam, um Boeing 777, transportava um total de 460 passageiros, incluindo 84 estudantes brasileiros que participariam do BEO (British English Olympics), quando teve um pouso não programado em Porto, Portugal.

A decolagem ocorreu na terça-feira à noite (26), com previsão de chegada em Londres às 15h (MS) de quarta-feira. No entanto, o pouso não programado aconteceu às 9h29 (MS) devido a uma "necessidade de manutenção não programada da aeronave [Boeing 777]", conforme relatado pela Latam. Outro voo da mesma companhia, com a mesma rota, acabou sendo cancelado.

Avião faz pouso de emergência em Portugal (Foto: Reprodução / Flight Radar)
Avião faz pouso de emergência em Portugal (Foto: Reprodução / Flight Radar)

Em uma nota divulgada ao Uol, a empresa afirmou que "o pouso na cidade portuguesa foi realizado em completa segurança", e os estudantes foram direcionados para hotéis nas proximidades do aeroporto de Porto.

Entretanto, houve relatos de demora no atendimento antes da acomodação. "Levou 12 horas para a Latam conseguir hospedar todos os passageiros em hotéis", relatou uma das diretoras presentes na delegação, que optou por não se identificar. Posteriormente, foram realocados em hotéis de categoria 5 estrelas.

A Latam assegurou que os passageiros serão "reacomodados em outros voos", embora não tenha fornecido uma previsão precisa. A companhia reiterou que "adota medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias