ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Após fechar semana com só 1 vaga de UTI, Regional retoma transferências

Pacientes ocupantes de leitos críticos, que não estão com a covid-19, serão levados para o Hospital do Câncer

Tainá Jara | 19/07/2020 10:05
Hospital de retaguarda foi montado no estacionamento do HR para atender alta demanda durante a pandemia (Foto: Divulgação/Henrique Kawaminami)
Hospital de retaguarda foi montado no estacionamento do HR para atender alta demanda durante a pandemia (Foto: Divulgação/Henrique Kawaminami)

Depois de fechar dois dias consecutivos com apenas um leito vago para pacientes graves, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), referência no tratamento da covid-19, vai realizar transferência de pacientes para o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande.

De acordo com a diretora do Regional, Rosana Leite de Melo, serão alvo das mudanças aqueles que não estão contaminados com a covid-19. “Estamos transferindo. Hoje o Hospital do Câncer irá receber pacientes não covid. Conseguiram inaugurar o CTi. Isto nos ajudará”, afirmou.

No dia 9 de julho, a hospital filantrópico recebe 18 respirados doados pelo poder público para poder montar os leitos intensivos. As vagas se somariam a outras duas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) já em funcionamento no HC.

A única exigência da instituição foi não receber pacientes contaminados com o novo coronavírus para não colocar em risco os que estão em tratamento oncológico, pois costumam ficar com o sistema imunológico comprometido e, por isto, mais suscetíveis a contrair outras doenças.

Conforme boletim do HR, divulgado neste sábado, dos 87 leitos críticos disponíveis, apenas um estava vago, o que representa 98,9% de ocupação. Desde o início da pandemia, no final de março, a unidade já recebeu 425 pacientes com covid-19, 43 morreram.

No último dia 7 de junho, o hospital atingiu pela primeira vez tal índice de ocupação e precisou transferir pacientes para Santa Casa, Hospital Universitário e Hospital de Câncer.

Na semana passada, pacientes do HR também começaram a ser transferidos para leitos privados, contratados pela prefeitura. Pessoas com a covid-19 foram levadas para Proncor e Clínica Campo Grande.

Maior do Estado, o HR recebe pacientes de todos os municípios. Para atender a alta demanda prevista com a pandemia, a Saúde instalou no estacionamento da unidade um Hospital de Campanha, com capacidade para 144 internações. O local, no entanto, só está recebendo até o momento pacientes com quadros estáveis e de pouco risco.

 Até ontem, em Mato Grosso do Sul havia 16.006 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 216 mortes.

Nos siga no Google Notícias