A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/06/2011 09:12

Depois de irregularidades, prefeitura determina padrão para tapa-buracos

Fabiano Arruda
Cronograma para tapa-buracos foi publicado na edição desta segunda do Diogrande.Cronograma para tapa-buracos foi publicado na edição desta segunda do Diogrande.

Após denúncias de irregularidades e a suspensão dos serviços, a Prefeitura de Campo Grande publicou padrão para a execução de tapa-buracos por meio de instrução normativa publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Município.

A instrução orienta passo a passo como deverá ser feito o reparo e dispõe até de um cronograma de orientação (veja imagem ao lado).

Além das orientações técnicas, a publicação determina que o funcionário da equipe encarregada pelo trabalho deve solicitar a presença de pelo menos dois moradores, da rua a ser feita o reparo, como testemunhas.

Ainda conforme a instrução, os moradores deverão assinar um termo de vistoria para testemunharem a execução do tapa-buracos.

A discussão sobre irregularidades nos reparos asfálticos em Campo Grande vieram à tona com denúncias de que ruas sem problemas receberam conserto. A qualidade do serviço também foi questionada e virou polêmica.

No começo deste mês, durante uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Campo Grande, o trabalho de recapeamento do asfalto já havia sido discutido e questionado com o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbanístico, Marcos Cristaldo.

Cristaldo disse que uma empreiteira já teve punição por parte do município, porque um funcionário cobriu com massa asfáltica um trecho onde não havia determinação.

O secretário ainda declarou, na ocasião, que viu imperfeição no pavimento, no bairro Tiradentes, e decidiu cobrir, sem haver autorização para isso.

No jardim Bonanza, também houve algo parecido. Dessa vez, a lama asfáltica foi colocada sobre uma tampa das saídas de esgoto.

Em outro bairro, o Talismã, o conserto aparentemente sem necessidade foi feito após uma moradora pedir, por causa das ondulações na pista próximo ao meio-fio.

Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...


Fora isso o Sr. Prefeito deveria puxar a orelha das empresas de água, pois se olhar bem os "RETALHOS" que há no asfalto, são feitos por eles, isso acontece quando fazem a rede de esgoto e quando há manutenção da rede de agua potável, estão certíssimos de fazer as melhorias, mas ter o mínimo de capricho na hora de recolocar o asfalto é uma obrigação !!! O cara pega e só joga a massa asfaltica ali e da uma passada com o rolo compressor, deixando totalmente desnivelado !!!! Fica a dica ...
 
Nemer El Kadri em 27/06/2011 12:47:17
e lamentavio os tapa burraco em campo grande o servço e tao porco . que na fente da minha casa eles tapa hoje e amanha ja esta aberto . pois e linha de onibus ja pintei minha grade muitas vez pois forma um lagoa quando chove e o onibos passa e joga a lama ate na porta da sala .e uma vergonha sem contar que os homem que trabalha são tao porco que fazem tudo mau feito so indo ver para ter certeza de que eu tenho razao em moro no conj. jose abrao .
 
celia regina em 27/06/2011 10:22:48
Até que enfim...pois a qualidade desses serviços são as piores possiveis, o trabalho fica muito mal feito, parece que nem recebem por ele, e não é isso que acontece. Vai dinheiro, material, mão de obra e assim por diante.
 
valmir Nogueira em 27/06/2011 10:21:10
Penso que todo o estardalhaço que foi feito acerca da operação "tapa buracos" é infundado, alguém diz uma falácia e os desinformados acreditaram. Aqui no nova Bahia o pavimento tem mais de trinta anos e, de fato em alguns pontos não tinha o buraco propriamente dito mas veio uma equipe analisou trechos do pavimento na minha rua e verificaram que houve um afundamento do pavimento e providenciaram a aplicação naqueles pontos, assim, corrigiram e recumperam trechos do pavimento que já estava muito deteriorado. O serviço era necessário e nós esperávamos por ele a algum tempo, a qualidade do serviço ficou tão boa que nos causou uma surpresa agradável. Particularmente não tinha a espectativa que o pavimento do meu bairro começasse a ser recumperado, no entanto isso ocorreu. A primeira imagem que vi na televisão que dizia ser denuncia de tapa buraco onde não precisa era em um pavimento com afundamento idêntico a minha rua, ou seja, senhor denunciador, não se trata de puro e somente tapa buraco, é recumperação de pavimento com prazo de validade vencido e muito deteriorado oh seu.................................contribuinte. Calma com nosso prefeito gente talvez ele não se aproxime do pelé que conhecemos a tempos atrás, mas já provou que é um zico, ou seja, é um administrador muito bom.
 
Antonio Barbosa em 27/06/2011 06:25:29
Eu comprei um carro zero no dia 11/05,carro zero heim,mas com esse asfalto porcaria meu carro ja esta batendo td,é uma vergonha nossa cidade estar nessa situação e ainda querendo q fosse sede da copa,imagina,se não conseguem arrumar nem o asfalto,a copa do mundo será sempre uma utopia.....
 
eduardo kotlevski em 27/06/2011 06:21:00
É vergonhoso o estado que estão as ruas em nossa capital. O entorno do novo shopping é lastimável. A impressão quando se passa por ali é que se está numa rua totalmente sem asfalto, ondulações, trepidações, haja amortecedores, pneus. É questionável a qualidade do asfalto, e me pergunto porque vias novas ou recém recapeadas já sofre com a deterioração do asfalto? Por acaso existe um serviço na prefeitura que verifica ou fiscaliza a qualidade do pavimento realizado por essas empresas? E mais uma pergunta, tenho direito a ser ressarcido caso meu carro sofra danos por causa das péssimas condições das vias por onde trafego com frequência como Salgado Filho, Av. Guaicurus, entorno do novo shopping, entre tantas outras... Sem dizer o medo que tenho de qualquer hora meu carro desabar na Ernesto Geisel.... e eu morrer afogado... Prefeito ... põe esse povo pra trabalhar... Caso contrário o seu projeto para o governo do estado corre o risco de naufragar...
 
Valter Queiroz em 27/06/2011 04:26:22
A empresa que executa o serviço de tapa buracos em Campo Grande não realiza o trabalho corretamente. Eu explico: Tapa-se o buraco, porém não se deixa o asfalto liso e nivelado como era antes. Pelo contrário, é deixado um "caroço", um "calombo", uma "ondulação", em virtude do excesso de material que se aplica, não se passando uma máquina para aplainar e retirar o excesso de material de forma a deixar o asfalto nivelado e liso como antes. Em qualquer parte do mundo esse trabalho é feito corretamente, menos aqui em Campo Grande.


Em decorrência disso, as ruas de Campo Grande mais se parecem com uma cratera lunar. Ruas como a Av das Bandeiras, Bandeirantes, Contorno, Calógeroas, 13 de Maio, Afonso Pena ((próximo SENAI), entre outras tantas, encontram-se em péssimo estado, mas não pela existência de buracos, e sim pela forma RELAPSA como os mesmos foram tapados, causando uma trepidação insuportável. Por sua vez, a Cia de Águas quando rasga o asfalto para ligação da rede de água e esgoto, quando refaz o asfalto deixa um "calombo" transversal na rua,impossível de se desviar, o que causa um impacto violento quando o veículo passa (a Av Bandeirantes tem vários desses "calombos", só para citar um exemplo, mas existem dezenas de ruas com esse mesmo problema).


Isso traz um desconforto muito grande para quem dirige e também para os passageiros, além de causar sérios danos à suspensão dos veículos, o que resulta em prejuízos para os proprietários dos mesmos. Além do que Campo Grande é uma Capital e não pode ter o seu aspecto prejudicado por um problema desses e que é de fácil solução, basta vontade política do Executivo Municipal.


Observe que esse problema é geral. Em qualquer canto que você vá, em Campo Grande, a situação é a mesma.


O que me causou grande revolta foi a afirmação do Secretário responsável por esse setor, em audiência realizada há poucos dias na Câmara de Vereadores, de que os buracos são tapados dessa forma (com excesso de material, sem nivelamento) já que o próprio tráfego se encarrega do rebaixamento, o que não é verdade, pois, se assim fosse, as ruas não estariam nesse estado de calamidade. .


Outra afirmação absurda do Sr Secretário é quando diz que, por ser um serviço emergencial, não há porque se fazer um serviço perfeito, já que as ruas serão recapeadas. Ora, há quantas décadas Campo Grande não tem as suas ruas recapeadas! Até parece que recapeamento asfáltico é um serviço barato e rotineiro e que a municipalidade executa isso com frequência. Para o Secretário parece que sim!


O que não se pode é deixar que ruas recém asfaltadas, como a Via Morena, Duque de Caxias e todas outras tantas novas ruas que venham a ser recapeadas , sejam danficadas por esse processo danoso. Há que se dar uma basta nisso!

Eu penso que, se esse problema não for resolvido na atual administração, para a próxima eleição todos os eleitores proprietários de veículos em geral de Campo Grande, deveriam vincular os seus votos, para o candidato que assumisse esse compromisso. Para isso, basta uma corrente, via internet, para disseminar a idéia.

 
ramao silva em 27/06/2011 04:16:20
Mediante esses fatos de falsos buracos, o sr. Prefeito deveria rescindir contratos com essas empresas falsarias e contratar empresas que sejam realmente de engenharia e responsáveis , não necessitando de outros fiscais e até de moradores , que não tem nada a ver com estes contratados malucos e insaciáveis.
 
Carlos Aberto de Farias em 27/06/2011 01:44:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions