ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após mortes, especialista alerta para risco de automedicação

Lidiane Kober | 19/06/2014 10:49

Após duas mortes por meningite em menos de uma semana na Capital, o médico infectologista Rivaldo Costa alertou sobre os riscos da automedicação. A preocupação leva em consideração a rápida evolução da doença.

Segundo, ele a meningite começa com febre alta, dor de cabeça e no corpo, sintomas comuns de outras moléstias. “Daí o perigo da automedicação, porque o paciente perde um tempo crucial, um prazo fundamental com medicamentos errados”, explicou.

Assim foi o caso de Enéas Márcio de Moura Medeiros, de 15 anos. Ele começou a passar mal no último dia 8. Na data, começou a febre e a dor de cabeça. Três dias depois, morreu no HU (Hospital Universitário), vítima de meningite bacteriana. Já no dia 17, Maria Juventina, de 59 anos, foi a óbito, com sintomas de meningite viral.

Surto – Questionado sobre o risco de surto em Campo Grande, diante de duas mortes em menos de uma semana, o médico afastou a possibilidade. Segundo ele, é normal, nos dias frios, o aumento dos casos.

“Durante todos os anos, ocorrem casos isolados”, comentou. “Neste período, que cai a temperatura e as pessoas procuram ambientes mais fechados, há possibilidade de aumento nos casos, mas longe de surto de meningite”, emendou.

Em relação à diferença dos sintomas da meningite e da gripe A, que também evolui rapidamente, o infectologista frisou que a gripe A ataca o sistema respiratório e a meningite, o nervoso.

“Além de febre alta, dor de cabeça e no corpo, a gripe vem acompanhada de tosse seca e catarro amarelado. Já a meningite se instala com mais frequência em vítimas de outras infecções, como no ouvido”, detalhou.

Para se prevenir de ambas as doenças, ele aconselhou a manter os ambientes arejados e seguir hábitos de higiene, como, ao tossir, proteger os rosto e lavar as mãos com frequência.

Nos siga no Google Notícias