A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

19/06/2014 10:49

Após mortes, especialista alerta para risco de automedicação

Lidiane Kober

Após duas mortes por meningite em menos de uma semana na Capital, o médico infectologista Rivaldo Costa alertou sobre os riscos da automedicação. A preocupação leva em consideração a rápida evolução da doença.

Segundo, ele a meningite começa com febre alta, dor de cabeça e no corpo, sintomas comuns de outras moléstias. “Daí o perigo da automedicação, porque o paciente perde um tempo crucial, um prazo fundamental com medicamentos errados”, explicou.

Assim foi o caso de Enéas Márcio de Moura Medeiros, de 15 anos. Ele começou a passar mal no último dia 8. Na data, começou a febre e a dor de cabeça. Três dias depois, morreu no HU (Hospital Universitário), vítima de meningite bacteriana. Já no dia 17, Maria Juventina, de 59 anos, foi a óbito, com sintomas de meningite viral.

Surto – Questionado sobre o risco de surto em Campo Grande, diante de duas mortes em menos de uma semana, o médico afastou a possibilidade. Segundo ele, é normal, nos dias frios, o aumento dos casos.

“Durante todos os anos, ocorrem casos isolados”, comentou. “Neste período, que cai a temperatura e as pessoas procuram ambientes mais fechados, há possibilidade de aumento nos casos, mas longe de surto de meningite”, emendou.

Em relação à diferença dos sintomas da meningite e da gripe A, que também evolui rapidamente, o infectologista frisou que a gripe A ataca o sistema respiratório e a meningite, o nervoso.

“Além de febre alta, dor de cabeça e no corpo, a gripe vem acompanhada de tosse seca e catarro amarelado. Já a meningite se instala com mais frequência em vítimas de outras infecções, como no ouvido”, detalhou.

Para se prevenir de ambas as doenças, ele aconselhou a manter os ambientes arejados e seguir hábitos de higiene, como, ao tossir, proteger os rosto e lavar as mãos com frequência.

Adolescente morre com suspeita de meningite bacteriana na Capital
Por volta das 19 horas de ontem (11), Enéas Márcio de Moura Medeiros, 15 anos, morreu no HU (Hospital Universitário), em Campo Grande, com suspeita d...
Gripe suína e meningite bacteriana tem 14 mortes sob investigação em MS
O último boletim epidemiológico sobre o vírus da Influenza A, a gripe suína, da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem (23), confirmou 421 ca...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions