A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

22/07/2011 14:25

Depois de reportagem, consumidor da Capital encontra açúcar misturado com metal

Vinícius Squinelo

Em grandes quantidades, metal pode ser nocivo à saúde

Partículas pretas são metal misturado ao açucar.Partículas pretas são metal misturado ao açucar.

Lúcio Marcos Rocha, de 42 anos, assistia um programa de TV na manhã de hoje quando, após uma reportagem sobre a mistura de açúcar com partículas de metal, resolveu fazer o teste.

Com uso de um imã, Lúcio atraiu pequenas quantidades de metal no pacote de açúcar que havia acabado de comprar. Em grandes quantidades, o metal pode ser nocivo à saúde.

O teste foi simples. Com um imã e um pedaço de papel, Lúcio demonstrou a existência de várias partículas, do tamanho de pingos de caneta, por todo o açúcar.

O metal gruda no imã e o metal pode ser visto a olho nu através do papel de cor clara.

“Vi a reportagem logo cedo e fiquei curioso. Resolvi fazer o teste e constatei isso, agora fiquei receoso”, afirmou o funcionário público. Lúcio ainda comentou que não pretende mais consumir açúcar da mesma marca, a Cristal, comprando em Campo Grande.

A reportagem em questão falava sobre um caso, semelhante ao passado por Lúcio hoje, de partículas de ferro encontradas em pacotes de açúcar, nas cidades mineiras de Divinópolis e Juiz de Fora.

Uma análise da Fundação Ezequiel Dias confirmou a presença de partículas de ferro em um dos pacotes de açúcar encontrado em Juiz de Fora. Já em Divinópolis, o Ministério Público instaurou investigação para apurar o caso.

Saúde - O gastroenterologista Jesus Cunha Garcia, presidente regional da federação da especialidade em Mato Grosso do Sul, alerta que, em grandes quantidades, o metal pode causar problemas graves.

“O metal é essencial para a vida, precisamos dele. Porém, em quantidades elevadas pode causar problemas no fígado, impregnação hepática ou intoxicação das hemácias”, afirmou Garcia, ressaltando que o metal não é tão nocivo se comparado ao mercúrio ou enxofre.

O gastroenterologista ainda afirma que o caso deve ser estudado cientificamente, principalmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Em Minas, a justiça já determinou, no dia 8 de julho, a suspensão da venda do produto onde o problema foi detectado.



Limalhas de ferro não podem conter no açúcar em nenhuma quantidade, pois mesmo pequenas, podem produzir ferimentos no aparelho digestivo.
 
Fernando Mineiro em 13/10/2013 09:40:22
Achei hoje limalha de ferro no Açucar da marca Paineiras, produzido em Itapemirim, ES.Lembrei da reportagem e vou fazer contato com a Anvisa e com a Secretaria de Estado de Saúde para saber como proceder e se já foi tomada alguma medida a respeito, jà que a reportagem foi veiculada recentemente.
 
Simone Botelho em 25/08/2011 09:58:19
Eu também comprei açucar com metal, fiz o teste com o imã, e tive certeza que é metal. O açucar é fabricado e empacotado em Itapemirim no Espirito Santo e a marca é Usinas PAINEIRAS. O que devo fazer, visto que tantos ja encontraram ese metal, é o caso de tomar uma atitude, alem de pagar devemos ir para o pronto socorro. Aguardo uma resposta, assim mesmo irei alertar a Secretaria de Saude.
 
jean claudia rodrigues em 10/08/2011 06:54:47
O que eu preciso saber é o que devo fazer, já que encontrei hoje (30/07), a quem devo recorrer? Posso processar a marca?
 
Henrique Simões em 30/07/2011 06:52:01
mas o q fazer qdo encontramos metais no açucar???? pq eu tbm encontrei. como proceder?? onde recorrer??
 
sandra mara barros em 25/07/2011 04:53:43
uma palhaçada, isso é crime tem que ser punido, garanto que muitos vao ter complicaçoes de saude no futuro . Pelo amor de Deus isso nao pode acontecer tem que ter mais rigor contra esses canalhas.
 
paulo silva pls em 23/07/2011 12:01:44
Primeiro: Qual o metal misturado no açucar? - Se for limalha de ferro, pouco provável que venha a fazer mal. Para intoxicar deve ter quantidades absurdas que a quantidade seria de aproximadamente uma xicara de café ou mais, em dois quilos de açucar,
Se for outro metal, deve analisar qual o metal. Cobre não pega em imã.
Agora vamos ao pior: O aluminio é um elemento altamente toxico, mesmo em pequenas quatidades. No entanto o governo libera vendas de panelas de aluminio em todo o pais.
A principal ação toxica do aluminio é danos ao cérebro. Causa esquecimento, perda de memoria. Dificuldade de aprendizagem. Façam uma pesquisa, comprovem e divulguem.
Em minha casa todas as panelas são de aço inoxidável. Só quando almoço fora de casa éque como aluminio.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Lioni Figueiró
 
Lioni de Souza Figueiró em 23/07/2011 05:38:21
Concordo com o Marcelo Max, a vigilancia só se preocupa com os pequenos produtores, que vendem seus produtos caseiros tradicionais para honestamente tirar o seu sustento e de sua familia, que quando são abordados tem os seus produtos apreendidos sem fazer nenhuma analise laboratoriual para comprovar a qualidade. Só se preocupa com rótulo para as autoridades se ´tem rotulo recolhe tributos esta tudo perfeito.O bem estar da população está em ultimo plano.
 
PORFIRO VILELA em 23/07/2011 01:27:19
Parabéns, por ter se interessado no assunto e fazer o teste, isso mostra a que tipo de exposições estamos sujeitos.
 
Luciano macedo em 22/07/2011 08:08:12
Se a ANVISA for mais fundo, encontrará, talvez, muitas outras misturas. Cresci, vendo minha mãe fazer deliciosos doces, que eram guardados, de um ano para outro, sem azedarem, fora da geladeira. Atualmente, faz um doce, coloca na geladeira, azeda rapidinho. Outro fato que chama a atenção é que, para adoçar, é necessário o dobro da quantidade, pois parece que o açúcar não adoça. Como em nosso país, o que importa é ganhar muito, sem importar com o que pode acontecer com o outro. A impunidade para os grandes é garantida! Se aprofundar no assunto talvez encontre ligação com o aumento de câncer na população
 
Gláucia Chaves Brito em 22/07/2011 07:32:48
Pois é... Problema de saúde pública,... mais como o Governo só pensa em arrecadar, está pouco se lixando para o povo... Como dizia o comediante Chico Anizio em seu personagem Justo Veríssimo: " Os povo que se exploda"!!!
 
Marcelo Max em 22/07/2011 06:51:57
ISSO É UMA VERGONHA!!! Como pode a ANVISA permitir a venda de um produto deste? Isso é caso de polícia.
 
LUCIANO MARQUES em 22/07/2011 04:47:01
A população, realmente precisam ser informada sobre esse tipo de ocorrência, para ajudar na fiscalização.
Parabéns Lauro, por ter colocado sua curiosidade em prática. Vi parte dessa matéria,mas estava em um consultório e perdi alguns trechos.
 
neyde de oliveira em 22/07/2011 04:33:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions