ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após reclamações de insegurança, força-tarefa irá atuar na Orla Morena

Rafael Ribeiro | 12/04/2017 11:07
Orla Morena será alvo de ações pontuais planejadas pela força-tarefa entre os órgãos públicos (Foto: Alcides Neto)
Orla Morena será alvo de ações pontuais planejadas pela força-tarefa entre os órgãos públicos (Foto: Alcides Neto)

Força-tarefa liderada pela Polícia Civil, com apoio de órgãos municipais e Polícia Militar, planeja executar uma série de ações para revitalizar e dar mais segurança à Orla Morena. O plano começa a ser traçado após reclamações de moradores e comerciantes sobre crimes e presença de usuários de drogas no local.

Conforme o Campo Grande News informou, moradores entregaram no início de março um abaixo-assinado pedindo mais rigor nas fiscalizações e atuação constante da polícia.

A reivindicação deu certo. Desde o dia 23 do último mês reuniões lideradas pela Polícia Civil estão sendo feitas para planejar atuação conjunta no local entre as polícias e os órgãos municipais.


“Nós vamos recuperar o espaço público”, disse o delegado Wellington de Oliveira, também vereador pelo PSDB. “O objetivo é fazermos cada vez mais operações integradas, além de atos pontuais para tornar o ambiente melhor.”


Segundo Oliveira, estão sendo listadas ações de cunho imediato a serem feitas na região, como aumento das rondas preventivas da PM e Guarda Civil Municipal, pintura de faixas de pedestres, jardinagem e urbanismo e instalação de banheiros públicos.


“É um plano municipal de segurança pública, com a participação de todos. Um projeto que queremos estender a outros locais da cidade, que sirva de modelo a se seguir”, disse o vereador-delegado.

Reunião ocorrida na sede da Polícia Civil entre órgãos públicos e comerciantes definiu atuação conjunta (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Reunião ocorrida na sede da Polícia Civil entre órgãos públicos e comerciantes definiu atuação conjunta (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Cerca de 1.500 assinaturas foram colhidas no abaixo-assinado feito pelos comerciantes e moradores. Justamente por isso, Oliveira não quer apenas a atuação pública. O vereador diz que se reunirá com integrantes do Conselho Comunitário de Segurança e os postulantes para pedir colaboração mútua e contrapartidas.

“Nós temos 234 empresas cadastradas nos arredores da Orla Morena. Se cada um colaborar de alguma maneira, o resultado pode ser único”, disse.

Em questão de segurança pública, por exemplo, um dos planos é a integração de todas as câmeras de segurança das empresas, formando uma espécie de vídeomonitoramento completo, em tempo real, com capacidade de identificar na hora crimes ocorridos.

Dificuldades – Melhorias práticas estão longe de acontecer. E segundo Oliveira, a atuação exige paciência. Há, por exemplo, a necessidade de se ter um consenso entre as partes nas propostas que aparecem.

Ainda em março, o secretário municipal adjunto de Obras, Ariel Serra, já alertava que a administração não tem como cuidar de banheiros, mas não descarta a possibilidade de fazer a construção.

"Se a pessoa que fez o abaixo assinado arrumar colaboradores, desde que não sobre para a prefeitura porque tem um monte de coisa para resolver além de banheiro, nós conseguimos viabilizar", declarou.

Motivo de queixas dos moradores, a pista de skate inaugurada na Orla Morena em 2010, no lugar onde ficavam os trilhos da linha férrea também está na mira da força-tarefa. Segundo Oliveira, um dos principais projetos prevê a revitalização total do equipamento. “É uma modalidade esportiva, não atividade ilegal. Merece ser tratada como tal”, completou.

(Colaborou Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias