ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Após recomendação do MPF, Instituto Federal aumenta vagas para negros

Concurso para professor deve ter 20% de vagas reservadas

Danielle Matos | 15/06/2019 10:55
Edital previa vagas para professores de sete áreas. (Foto: Kisie Ainoã)
Edital previa vagas para professores de sete áreas. (Foto: Kisie Ainoã)

Após a recomendação do Ministério Público Federal, na tarde desta sexta-feira (14) o IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) publicou a lista de convocação dos candidatos das vagas reservadas a pretos e pardos. A medida do Ministério Público era para que a instituição cumprisse a quantidade prevista em lei de reserva de 20% das vagas. Alguns cursos tinham apenas a modalidade de ampla concorrência.

O MPF publicou uma recomendação, sugerindo a publicação de um edital complementar ao 89/2018, que tem vagas para professores permanentes da educação básica, técnica e tecnológica. Das 14 vagas oferecidas em sete categorias de atuação, apenas duas foram reservadas para pessoas pretas ou pardas.

O percentual legal para definir o número de vagas destinadas à cota é de 20%. A instituição especifica no edital que serão oferecidas apenas para os cursos que possuem número de vagas igual ou superior a três. O curso de biologia, por exemplo, possuía apenas uma vaga, e esta estava dedicada para ampla concorrência. Apenas administração e arquitetura entravam na contagem de cotas e atingiam o número mínimo estipulado pela instituição. 

Com a publicação do novo documento, convocando os candidatos para entrevistas, todos os cursos, incluindo aqueles que oferecem apenas uma vaga, têm candidatos que se autodenominam pretos ou pardos. A fase de entrevistas é necessária para comprovar a autodeclaração dos candidatos e está prevista para o dia 30 de junho.

Nos siga no Google Notícias