ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Após reunião com vice-governadora, catadores prometem “trégua”

Michel Faustino e Thiago de Souza | 23/03/2016 16:14
Vice-governadora Rose Modesto em reunião com os catadores, na tarde desta quarta. (Foto: Alan Nantes)
Vice-governadora Rose Modesto em reunião com os catadores, na tarde desta quarta. (Foto: Alan Nantes)

Cerca de 30 catadores receberam na tarde desta quarta-feira (23) a vice-governadora e secretária estadual de Assistência Social, Rose Modesto (PSDB), e, ao fim de encontro de 15 minutos, o grupo se comprometeu a não realizar nova intervenção ou bloqueio na BR-262 nos próximos dias, diante da promessa de que serão ouvidos na próxima segunda-feira (28) na Defensoria Pública do Estado.

A reunião entre catadores e Defensoria Pública de MS deve ser intermediada pela vice-governadora Rose Modesto em decorrência de queixas de “morosidade” e “falta de interesse” do órgão em resolver os problemas dos trabalhadores, nas palavras deles próprios.

Além disso, Rose se comprometeu a fazer um levantamento para detectar quem está apto ou não para ser assistido pelo Vale Renda, que atende famílias e situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Programa consta de um benefício em pecúnia que é atualizado anualmente, com base na inflação. Para o ano de 2015 é praticado o valor de R$ 170,00.

“Quero dizer que não tenho a intenção de se envolver nas questões entre a empresa e a Prefeitura, mas como secretária, interceder por essas pessoas”, comentou.

Ao fim, a vice-governadora tranquilizou os catadores e pediu para que eles tenham paciência, tendo em vista que, neste momento, é preciso respeitar decisão do Ministério Público Estadual e da Justiça para que eles não retornem para o aterro.

Conforme Rose, ela pretende contatar voluntáriado que atua na região para levar donativos as famílias dos catadores que em alguns casos estão até passando fome.

Após a reunião, os catadores desobstruíram a via que dá acesso a UTR ( Usina de Tratamento de Resíduos) e o fluxo de caminhões no local voltou ao normal.

Catador desobstruindo via que dá acesso a UTR. (Foto: Alan Nantes)
Catador desobstruindo via que dá acesso a UTR. (Foto: Alan Nantes)
Nos siga no Google Notícias