ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após suposto erro, idoso só foi internado com intervenção policial

Viviane Oliveira e Luana Rodrigues | 22/02/2016 09:58
A família ficou 8 horas em frente ao HU tentando internar o idoso. (Foto: Marcos Ermínio)
A família ficou 8 horas em frente ao HU tentando internar o idoso. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de aguardar 8 horas por uma vaga no Hospital Universitário de Campo Grande, o idoso Sebastião Nogueira da Silva, 62 anos, só conseguiu atendimento depois que a família acionou a polícia. Ele morreu na madrugada de hoje (22), aproximadamente 20 minutos após ser internado no HR (Hospital Regional).

O paciente de Costa Rica, distante 305 quilômetros, chegou a Capital às 16h30, após enfrentar uma viagem de quatro horas e meia. Conforme o delegado Hoffman D'ávilla, que atendeu a ocorrência, a família procurou a delegacia por volta das 22h relatando que o idoso respirava com ajuda de aparelhos e estava dentro da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel, do lado de fora da unidade esperando um leito.

Se a viatura fosse desligada ou o combustível acabasse, o idoso morreria, pois dependia do aparelho para continuar respirando. A vítima chegou a ter uma parada cardíaca dentro da ambulância e foi reanimada pelos socorristas.

A autoridade policial, então, foi até o hospital para verificar a omissão de socorro e, em contato com o médico plantonista, foi informada de que não tinha vaga. A falha teria ocorrido na Central de Regulação de Vagas. Porém, depois de 10 minutos que o delegado estava na unidade, surgiu um leito no Hospital Regional.

Segundo o delegado, o caso não configura como omissão de socorro, porque o idoso conseguiu atendimento. Porém, os familiares podem registrar boletim de ocorrência para que seja investigada a demora, que acabou resultando na morte do paciente. “Até porque a filha da vítima estava com uma guia de internação, documento que informava a liberação da vaga”, detalha Hoffman.

Delegado foi até o hospital para atender uma possível omissão de socorro. A vaga só foi liberada depois que a polícia foi acionada pela família.  (Foto: Marcos Ermínio)
Delegado foi até o hospital para atender uma possível omissão de socorro. A vaga só foi liberada depois que a polícia foi acionada pela família. (Foto: Marcos Ermínio)

Desespero - O paciente deu entrada ontem (21) às 8h no Hospital de Costa Rica com insuficiência respiratória e renal. O estado de saúde de Sebastião era grave e ele precisava de um leito no CTI (Centro de Terapia Intensiva). “Nós não temos CTI na cidade, por isso ele foi estabilizado e entubado para conseguir chegar à Capital”, explica a secretária de Saúde de Costa Rica, Adriana Tobal.

Então, a equipe médica, em uma UTI Móvel, foi autorizada pela central, por volta de meio-dia, a encaminhar o paciente para o Hospital Universitário. Mas ao chegar, às 16h30, foram informados pela direção do HU que não havia condições de interná-lo por falta de local adequado.

O ar condicionado do veículo já não funcionava mais, e a ambulância ficou com as portas abertas, por causa calor. “Ele só veio porque tinha a vaga disponível. Chegou aqui e aconteceu toda essa confusão. A polícia quase deu voz de prisão para o médico do HU, por omissão de socorro. Mas em seguida o Estado conseguiu a vaga no HR. Infelizmente ele faleceu logo após dar entrada", lamenta Adriana.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretária Estadual de Saúde, órgão responsável pela Central Estadual de Regulação, que ficou de se inteirar do caso para emitir um posicionamento.

Nos siga no Google Notícias