ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Aquário do Pantanal terá todos os tanques funcionando até maio de 2022

Depois de quatro tentativas e judicialização, suporte a vida dos peixes sai do papel com contrato publicado

Gabriela Couto | 24/08/2021 09:05
Peixes continuam na quarentena, aguardando conclusão do SSV desde 2015. (Foto: Divulgação)
Peixes continuam na quarentena, aguardando conclusão do SSV desde 2015. (Foto: Divulgação)

Foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (24), o contrato entre a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a Clima Teck Climatização LTDA, para concluir o SSV (sistema de suporte a vida) dos aquários do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, Aquário do Pantanal.

Ao todo, serão investidos R$ 5.373.000 de recursos do tesouro estadual para concluir o serviço em 270 dias consecutivos. Isso significa que a empresa tem nove meses para entregar o serviço, o que resultará em maio do ano que vem, se não houver aditivos.

Vale destacar que a licitação para realizar o serviço somente na quarta tentativa, é que conseguiu ser consolidada. Desde novembro de 2020, três licitações foram abertas, mas nenhuma empresa apresentou proposta. O último certame foi lançado em junho.

Já a Johnson Controls BE do Brasil fará a automação do SSV, ao custo de R$ 2,7 milhões. Aberta em março, essa licitação acabou indo parar na Justiça. A Tecal Engenharia foi desclassificada por não ter apresentado planilha de orçamento impressa, conforme as especificações orientadas em edital, pela Agesul. A empresa recorreu, mas só obteve liminar favorável na segunda instância.

A construtora voltou à disputa, mas foi novamente eliminada. Desta vez, a desclassificação foi por descumprir item do edital que versa sobre “apresentar preços globais ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos”.

Os serviços que compõem o SSV foram divididos em duas frentes de trabalho: Automação do SSV e SSV (Biologia, Eletromecânica) já contratadas.

No total, a conclusão das obras do Aquário será em 13 frentes:02 concluídas: Substituição dos vidros e cobertura metálica; 10 em execução: Civil, Elétrica, Cenografia, Estrutura metálica (passarela), PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), Climatização, Estrutura Metálica (Passarela), Impermeabilização e Revestimento Composto (Monocapa), essas últimas em processo de conclusão e entrega do serviço e 01 licitação em andamento (fase recursal): Automação predial (judicializado – mas a licitação não está suspensa).

Em nota, a assessoria de imprensa da Agesul explica que o biólogo e Oceanógrafo da empresa responsável pelo SSV do Aquário já se encontram, inclusive, em Campo Grande em reunião com a equipe técnica do Aquário visando acertar cronogramas para já darem início aos trabalhos. O oceanógrafo responsável é o mesmo que realizou serviços no Aquário de Balneário Camburiú.

Foram realizadas reprogramações e a elaboração de um cronograma físico da obra – com interfaciamento dos serviços contratados , o que possibilitará a otimização dos trabalhos e, consequentemente, a redução dos prazos contratuais previstos para conclusão.

*** Matéria atualizada às 15h59 para atualização de informações.

Nos siga no Google Notícias