ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Arcebispo Dom Dimas afirma que diminuição de católicos já era esperada

Paula Vitorino e Fabiano Arruda | 26/08/2011 10:42

A perda de cerca de 8% dos fiéis que se dizem católicos em Mato Grosso do Sul é tida como algo já esperado para o chefe da Igreja em Campo Grande, o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa. “Essa é uma tendência que já se mostrava no país há 25 anos”, justifica.

Com naturalidade e sem rugas de preocupação, ele completa dizendo que a situação pode ser percebida mais claramente nos últimos anos, desde 2000. E afirma que a Igreja Católica precisa intensificar o serviço missionário, com a evangelização em todos os meios.

Os dados foram revelados nesta semana no "Novo Mapa das Religiões" traçado pela pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vagas). Segundo o levantamento feito com base no ano de 2009, a população de católicos no Estado caiu de 71,96%, em 2003, para 63,70%.

Mas ainda assim o montante populacional de católicos permanece equivalente a outra pesquisa, com o número de fiéis próximo a 1,5 milhão.

De acordo com a pesquisa, o catolicismo perdeu fiéis para a religião evangélica, que também é cristã, e para os que se dizem sem nenhuma religião. Desde 2003, os evangélicos cresceram de 18% para 25%, o que representa o aumento de 392 mil para 597 mil fiéis.

Já o número de pessoas que se declaram sem religião aumentou de 128 mil para 143 mil, o que representa 6,07%.

O bispo explica que essa distribuição maior de fiéis para a igreja evangélica é “o normal”. No entanto, ele chama a atenção para o aumento de pessoas sem religião e de pessoas que se dizem evangélicas, mas não tem uma igreja oficial.

Dom Dimas também explica que a migração de crenças no MS e em outros estados de fronteira é mais destacada pelo trânsito cultura.

“Isso fica mais destacada aqui e na fronteira por conta do desapego cultural, existe uma movimentação humana muito grande nesses estados, um trânsito cultural”, explica.

O arcebispo comentou sobre a pesquisa nesta manhã, enquanto assistia o Desfile Cívico do aniversário de 112 anos de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias