ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Árvore de grande porte cai pela raiz e atinge casa no Coophavila II

Queda ocorreu durante chuva forte; causou danos em quarto e deixou moradores da quadra sem energia elétrica

Por Gabi Cenciarelli e Kamila Alcântara | 07/01/2026 18:33
Árvore de grande porte cai pela raiz e atinge casa no Coophavila II
Árvore de grande porte caiu pela raiz e atingiu casa no Coophavila II durante a chuva da tarde. (Foto: Juliano Almeida)

Uma sibipiruna de grande porte caiu pela raiz e atingiu uma residência na Rua Beira-Mar, quase na esquina com a Rua França, no bairro Coophavila II, durante a pancada de chuva registrada no início da tarde desta terça-feira (7), em Campo Grande. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma sibipiruna de grande porte caiu e atingiu uma residência na Rua Beira-Mar, no bairro Coophavila II, em Campo Grande, durante chuva na tarde desta terça-feira (7). A casa pertence ao motorista Gilberto Corrêa Silva, cuja esposa estava no imóvel no momento do incidente. Ninguém ficou ferido. A árvore, localizada no terreno vizinho, já havia sido motivo de preocupação dos moradores, que solicitaram sua remoção à prefeitura anteriormente. O caso interrompeu o fornecimento de energia na região e aguarda atendimento do Corpo de Bombeiros e da Energisa para resolução.

A casa atingida pertence a Gilberto Corrêa Silva, de 49 anos, motorista, que mora no local há cerca de 15 anos. No momento da queda, ele estava trabalhando e a esposa permanecia no imóvel. Parte da árvore caiu sobre um dos quartos e provocou danos materiais, além de interromper o fornecimento de energia elétrica em toda a quadra.

“Minha esposa estava em casa, escutou um estralo e quando foi ver a árvore já tinha caído em cima de um quarto onde ela mexe com artesanato. Começou a cair coisa lá dentro, acabou a energia e agora é só prejuízo”, relatou Gilberto.

Segundo ele, desde o início da tarde aguardava a chegada das equipes para a retirada da árvore. “Já liguei para os Bombeiros, mas eles dependem da Energisa por causa dos fios. A gente ainda nem sabe o tamanho do estrago. Todo mundo aqui da quadra ficou sem luz”, disse.

Árvore de grande porte cai pela raiz e atinge casa no Coophavila II
Parte da árvore atingiu o quarto da residência e deixou moradores da quadra sem energia elétrica. (Foto: Juliano Almeida)

Pedido antigo para retirada

A sibipiruna ficava no terreno vizinho, onde mora uma idosa de 82 anos, que ficou bastante abalada com a situação e preferiu não falar com a reportagem. A nora dela, Priscila Graice dos Santos, de 46 anos, contou que a família já havia procurado a prefeitura anteriormente por causa da árvore.

“Assim que meu sogro faleceu, fomos à prefeitura regularizar questões da casa e falamos sobre a árvore. A atendente disse que não podia mexer nela, que só podia podar. Disseram que a árvore não era nossa, que era da prefeitura,” explicou.

De acordo com Priscila, pequenas podas chegaram a ser feitas, inclusive por vizinhos, mas a remoção nunca foi autorizada. “O vento estava muito forte. Quando vi os galhos indo para o lado, fiquei assustada. Nunca tinha passado por isso. Quando a árvore caiu, foi um susto enorme”, contou.

Árvore de grande porte cai pela raiz e atinge casa no Coophavila II
Moradores aguardavam retirada da árvore horas após a queda em rua do bairro Coophavila II. (Foto: Juliano Almeida)

Proteção legal da espécie

Em Campo Grande, árvores como a sibipiruna são protegidas pelo Plano Diretor de Arborização Urbana e pela Lei Complementar nº 184/2011, que exigem autorização da prefeitura para qualquer poda drástica ou remoção. A retirada só pode ocorrer após avaliação técnica, com laudo assinado por auditor fiscal de meio ambiente, que analisa riscos como possibilidade de queda, conflitos com a rede elétrica ou danos a imóveis.

A remoção sem autorização é considerada infração ambiental e pode gerar multa, além da exigência de compensação ambiental, como o plantio de novas árvores.

O Corpo de Bombeiros aguardava a liberação da área devido aos fios de energia atingidos pela queda. A Energisa informou que equipes estão nas ruas avaliando a situação e que deve dar um retorno após a conclusão da vistoria.

A equipe de reportagem do Campo Grande News também entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande e aguarda posicionamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.