ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Assassino de dono de conveniência responderá na Justiça por 4 crimes

O juiz da 1ª Vara do Tribunal do Crime aceitou a denúncia feita pelo MPMS no dia 9 de janeiro deste ano

Geisy Garnes | 30/01/2019 10:25
Comerciante foi assassinado durante tentativa de assalto no fim do mês passado (Foto: Reprodução)
Comerciante foi assassinado durante tentativa de assalto no fim do mês passado (Foto: Reprodução)

A justiça aceitou denúncia feita pelo MPMS (Ministro Público de Mato Grosso do Sul) contra Douglas Aparecido Cardoso – o “Irmão Baleado do PCC” de 30 anos – preso pela morte do comunicante Fernando Alle dos Santos durante o assalto em maio do ano passado na Vila Morumbi. Além de latrocínio, roubo seguido de morte, o réu responde a outros três crimes.

No documento enviado ao juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri no dia 8 de janeiro, Douglas é denunciado pelo roubo que resultou na morte do comerciante, no assalto a uma farmácia - na Avenida Guaicurus no Bairro Universitário - por corrupção de menor e ainda uso de documento falso.

Na denúncia, o promotor Rodrigo Yshida Brandão detalha que no dia 25 de maio do ano passado o suspeito, junto com um adolescente, invadiu a conveniência da vítima, rendeu clientes e funcionários, e anunciou o assalto.

O primeiro a ser rendido foi um cliente, que perdeu a carteira com R$ 530, cartões e também o celular. Em seguida, o comerciante foi abordado e “revistado”. Fernando reagiu, afastou a mão do ladrão e foi obrigado a ajoelhar. Mais uma vez ele se negou obedecer ao suspeito, que disparou e o matou com três tiros.

A denúncia lembra ainda que durante as investigações a polícia descobriu que uma semana antes Douglas e o adolescente assaltaram uma farmácia da Avenida Guaicurus. Toda a ação foi filmada e nas gravações é possível ver que eles usavam as mesmas roupas do dia em que mataram o comerciante.

Em depoimento, o adolescente confessou participação nos dois crimes. Detalhou que após o roubo a farmácia, manteve contato com Douglas pelo Facebook e que foi pela internet que combinaram o crime na conveniência.

Dias depois do latrocínio Douglas revolveu fugir e mais uma vez procurou o adolescente, obrigando ele a conseguir uma nova identidade. O jovem pegou o documento de um tio paterno e entregou ao comparsa, que saiu da cidade de ônibus com destino ao interior de São Paulo.

Diante de todos os crimes, o promotor pediu a denúncia de Douglas por roubo, latrocínio, corrupção de menor e uso de documento falso. A resposta do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 1ª Vara, veio no dia seguinte, aceitando a denúncia contra o réu por todos os crimes.

Agora o réu passa pelas audiências em que testemunhas de defesa e acusação serão ouvidas. Após todos os depoimentos, o juiz decide se Douglas vai para júri popular ou não.

Jenenffer foi encontrada em um terreno baldio no Nova Campo Grande (Foto: Saul Schramm)
Jenenffer foi encontrada em um terreno baldio no Nova Campo Grande (Foto: Saul Schramm)

Homicídio – Douglas é ainda apontado pela polícia como um dos autores da morte de Jenenffer de Almeida - esfaqueada e espancada em março do ano passado no bairro Nova Campo Grande.

Douglas e Denis Henrique do Nascimento mataram a mulher na madrugada do dia 26 de março. Jenenffer foi encontrada ainda com vida, foi socorrida e morreu dentro da ambulância a caminho do hospital.

“Foi um crime muito violento, ela teve a mandíbula quebrada, foi ferida com um objeto contuso perfurante. Tinha vários ferimentos na cabeça, lesões na mão, que mostraram sinais de defesa, estava toda suja de sangue, barro e grama”, lembrou a delegada responsável pelo caso, Christiane Grossi de Araujo Rocha.

Douglas Aparecido Cardoso foi preso em novembro pela Derf (Foto: Bruna Pasche)
Douglas Aparecido Cardoso foi preso em novembro pela Derf (Foto: Bruna Pasche)
Nos siga no Google Notícias