ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Segurados esperam fechar acordos justos durante mutirão do DPVAT

Mariana Lopes | 20/03/2012 15:05

Até a sexta-feira (23), serão 600 audiências, que já estão marcadas com as partes

Claudete passa por perícia antes de entrar na sala de audiência (Foto: Mariana Lopes)
Claudete passa por perícia antes de entrar na sala de audiência (Foto: Mariana Lopes)

Vítimas de acidentes de trânsito, segurados do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) esperam, nesta semana, agilizar processos e fechar acordos justos durante o mutirão, realizado no Fórum de Campo Grande.

Segundo o juiz Marcelo Rasslan, o mutirão envolve processos que já estavam em andamento e enrolados há anos na Justiça. Em paralelo às audiências, médicos peritos estão no local atendendo os segurados.

Para a advogada Gabriela Mendes, que acompanhava seu cliente na audiência, o papel da perícia é essencial na hora de fazer acordo. “É ela que vai apontar a porcentagem de invalidez do assegurado”, explica.

No caso do cliente dela, Claudio Nogueira Rodrigues, 40 anos, que sofreu uma queda de moto após atropelar um cachorro, a perícia atestou perda anatômica e/ou funcional completa de um dos membros inferiores. A perícia diz que ele perdeu 75% do movimentos.

De acordo com a tabela que estabelece os valores dos seguros, Claudio teria que receber R$ 7 mil, porém, o acordo foi fechado entre as partes por um valor abaixo disso. Apesar da desvantagem, Gabriela afirma que se não fosse o mutirão, o processo poderia demorar cerca de mais um ano.

Esperança – Para Claudete Arantes de Carvalho, 41 anos, a audiência de hoje pode ser o primeiro passo para conseguir dar entrada em um carro. Com várias marcas pelo corpo, conseqüência dos acidentes que se envolveu com moto, ela diz que ficou traumatizada e agora quer um veículo mais seguro.

Claudete vive há um ano com o auxílio doença, pois perdeu parte do movimento de uma das mãos, além do baço. O primeiro acidente aconteceu em janeiro de 2010, e cinco meses depois ela se envolveu em outro.

Ela receberá o DPVAT dos dois acidentes, porém, apenas um foi inserido no mutirão, o outro correrá o processo normalmente. “Estou bem esperançosa de sair um acordo bom para eu conseguir meu carro, porque estou andando à pé, fiquei com síndrome do pânico”, conta.

Balanço - No primeiro dia de mutirão, foram 45 audiências, que resultaram em 34 acordos. Até a sexta-feira (23), serão 600 audiências, que já estão marcadas com as partes. Conforme Rasslan explica, o assegurado que não comparecer no dia que foi agendado, perde a oportunidade e terá que voltar ao processo normal.

Interessados em obter informações sobre como solicitar as indenizações DPVAT nas seguradoras poderão se dirigir ao Fórum de Campo Grande durante o período de realização do Mutirão de Conciliação ou entrar em contato com o SAC da Seguradora Líder pelo 0800 221 204 ou ainda acessar o site http://www.dpvatseguro.com.br/.

O Mutirão de Conciliação é uma parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com a Seguradora Líder, responsável pelo gerenciamento do seguro DPVAT.

Com o resultado da perícia em mãos, Gabriela mostra para Claudio a tebela com os valores dos seguros
Com o resultado da perícia em mãos, Gabriela mostra para Claudio a tebela com os valores dos seguros
Até sexta-feira, 600 audiências já estão marcadas com as partes
Até sexta-feira, 600 audiências já estão marcadas com as partes
Nos siga no Google Notícias