ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Para os focados, primeiro dia de 2026 começa com corrida no Parque dos Poderes

Na manhã de hoje (1º), cerca de 15 pessoas já começaram o dia praticando exercícios no local

Por Mylena Fraiha e Kamila Alcântara | 01/01/2026 09:39
Para os focados, primeiro dia de 2026 começa com corrida no Parque dos Poderes
Moradores da Capital caminham pelo Parque dos Poderes na manhã do dia 1° de janeiro de 2026 (Foto: Marcos Maluf).

Enquanto parte das pessoas ainda lida com os excessos da virada do ano, outra escolheu começar o 1º de janeiro em movimento. Na manhã desta quarta-feira (1º), feriado nacional, o Parque dos Poderes, em Campo Grande, já tinha gente caminhando, correndo e andando de bicicleta, com o foco de retomar a rotina de exercícios físicos logo nas primeiras horas do dia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

No primeiro dia de 2026, o Parque dos Poderes, em Campo Grande, recebeu diversos praticantes de atividades físicas. Mesmo com movimento reduzido, cerca de 15 pessoas foram vistas se exercitando por volta das 8h, demonstrando comprometimento com a saúde desde o início do ano. Entre os frequentadores, destaca-se o caso do engenheiro Dian Brito, 51 anos, que perdeu 60 kg após incluir caminhadas em sua rotina há cinco anos. O casal Wileid e Leandro Alencastro, ambos de 34 anos, também marcou presença no parque, buscando equilibrar vida profissional e prática de exercícios físicos.

Por volta das 8h, mesmo com movimento abaixo do habitual, a reportagem contou ao menos 15 pessoas praticando exercícios no parque. Entre elas estava a coordenadora pedagógica Wileid Souza Alencastro, de 34 anos, que dividia a caminhada com o marido, o coordenador de TI Leandro Silva Alencastro, também de 34 anos.

Wileid conta que retomou a rotina de treinos recentemente, depois de um período afastada por conta da correria do dia a dia. “Faz um mês que eu voltei para a academia. Antes eu já praticava atividade física, mas acabei dando uma parada. A gente sempre teve o costume de caminhar no parque e, por questão de saúde, acho que precisamos pensar na nossa velhice. Isso aqui é muito importante”, afirma.

Para os focados, primeiro dia de 2026 começa com corrida no Parque dos Poderes
Wileid diz que atividade física precisa disputar espaço com o trabalho na rotina (Foto: Marcos Maluf)

Para ela, a atividade física precisa disputar espaço com o trabalho na rotina, meta que tentará manter neste ano. “O esporte precisa ser colocado em prática na nossa vida, não só o trabalho”, pontua a coordenadora pedagógica.

Para 2026, Wileid diz que pretende seguir na musculação. “Eu gosto muito de musculação e aprendi a gostar disso. O Leandro já é totalmente o oposto de mim: se deixar, ele faz de tudo, vôlei, futebol, vários esportes. Eu não, fico mais na musculação mesmo e em uma caminhada no parque,” comenta Wileid.

Para os focados, primeiro dia de 2026 começa com corrida no Parque dos Poderes
Leandro diz admite que o excesso de trabalho pesou no último ano, mas que irá retomar rotina de exercícios físico (Foto: Marcos Maluf).

Leandro, por sua vez, se define como alguém que gosta de variar. Ele conta que pratica corrida, academia, natação, futebol e trilhas, mas admite que o excesso de trabalho pesou no último ano. “Nos últimos seis meses eu trabalhei muito e não consegui me exercitar como antes. Engordei bastante e pensei que precisava conciliar melhor o trabalho com a vida que eu sempre gostei de ter, essa identidade mais física”, relata.

A decisão, segundo ele, foi começar o ano diferente. “Já comecei o primeiro dia do ano caminhando. Depois vou voltar a correr, inclusive com a minha cachorra, e retomar as trilhas. Quero voltar a ter condicionamento físico para fazer o que eu fazia antigamente”, disse Leandro. “Até para não morrer escalando alguma coisa”, brinca.

Para quem está sedentário, Leandro deixa um recado direto. “O principal é ter paz com o próprio corpo e paz de espírito. A gente vai adiando, a idade passa e depois não dá mais para voltar atrás. Tenho conhecidos que não praticaram atividade física e, mais tarde, não conseguem nem tirar uma meia. É pensar no futuro, para não depender dos outros lá na frente”.

Para os focados, primeiro dia de 2026 começa com corrida no Parque dos Poderes
Dian conta que acordou às 6h para caminhar no Parque dos Poderes (Foto: Marcos Maluf).

Outro frequentador do parque na manhã do feriado foi o engenheiro Dian Brito, de 51 anos. Ele conta que acordou às 6h para caminhar e que mantém uma rotina de exercícios há cerca de cinco anos. A mudança, segundo ele, foi grande com a inclusão das caminhadas no dia a dia. Ele explica que saiu dos 120 kg para os atuais 60 kg.

“Vim pois é importante manter a atividade física para chegar bem em todas as etapas da vida. Ter um corpo saudável e a mente saudável também. Já faço uso de remédio para pressão, então preciso me cuidar e atividade física é importante, por quando comecei, me ajudou a perder peso e mudar de vida”, disse Dian.

Confira a galeria de imagens:

  • Foto: Marcos Maluf.
  • Foto: Marcos Maluf.
  • Foto: Marcos Maluf.
  • Foto: Marcos Maluf.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.