ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Auditores passam por posto de saúde do Aero Rancho sem apontar irregularidades

Estrutura passou por reforma há pouco tempo e está em plenas condições de atendimento, segundo o órgão

Por Gabriel Neris e Cassia Modena | 16/12/2025 11:28
Auditores passam por posto de saúde do Aero Rancho sem apontar irregularidades
Auditores chegando em unidade de saúde do Aero Rancho (Foto: Henrique Kawaminami)

A USF (Unidade de Saúde da Família) Dr. Sebastião Eloy Pereira, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, foi a segunda unidade de saúde visitada nesta manhã por uma das nove equipes de auditores do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), que estão em fiscalização simultânea na Capital.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Auditores do TCE-MS realizaram vistoria na USF Dr. Sebastião Eloy Pereira, no Aero Rancho, em Campo Grande, e não encontraram irregularidades. A unidade, entregue em agosto, faz parte de um complexo que inclui um Centro Regional de Saúde e um Centro de Atenção Psicossocial. Moradores confirmam melhorias após reforma, destacando o fim de problemas como infiltrações e forros danificados. No entanto, apontam desafios como falta de medicamentos e demora no agendamento de fisioterapia. A inspeção integra uma série de visitas do TCE-MS a unidades de saúde municipais.

Entregue à população em agosto deste ano, a unidade é considerada nova e integra um complexo que também abriga um CRS (Centro Regional de Saúde), e um Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Durante a vistoria, os auditores passaram por salas de vacinação, farmácia, banheiros, locais de armazenamento de prontuários e verificaram a escala de funcionários. Cada visita dura, em média, de uma a uma hora e meia.

Auditores passam por posto de saúde do Aero Rancho sem apontar irregularidades
Auditores dentro de unidade de saúde (Foto: Henrique Kawaminami)

O auditor Rogério Pogliesi afirmou que, até o momento, não foi identificado nenhum problema estrutural ou operacional. “Está em plenas condições de funcionamento”, resumiu. Segundo ele, antigas falhas, como infiltrações e forro caindo, não foram mais constatadas após a reforma.

O mesmo local havia sido fiscalizado em 2023 pelo TCE, que indicou a necessidade de reforma à prefeitura na época. A obra foi entregue em agosto deste ano.

Usuários da unidade confirmam a melhora. Morador da região há mais de duas décadas, Isac Balbino da Silva, de 75 anos, disse que a mudança é visível. “Antes essa unidade tinha problema no forro, era tudo bagunçado, agora estamos bem servidos. O único problema é o remédio. Sempre está faltando”, relatou.

A secretária Cristina Mendes, de 50 anos, também aprovou a reforma. “Tinha goteira, o atendimento não era bom. Agora está mais limpo, bem melhor”, afirmou.

Já o vigilante Wagner Bezerra, de 41 anos, avaliou positivamente a estrutura, mas fez ressalvas. Ele reclama da demora no início das sessões de fisioterapia. Segundo Wagner, levou cerca de um ano para conseguir o agendamento, e o serviço ainda não começou.

A fiscalização faz parte de uma série de visitas do TCE-MS a unidades de saúde municipais para verificar condições físicas, funcionamento e atendimento à população. A agenda de inspeções segue ao longo do dia em outros pontos da cidade.