ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Aula presencial é opcional e remota continua com professores à disposição

Apesar de retorno ficar a critério dos pais, Semed lembra que ir à escola é importante para o aprendizado

Caroline Maldonado | 08/07/2021 12:28
Escola Municipal de Educação Infantil Eloy Souza da Costa, na Capital, uma das que receberá alunos de volta em sala (Foto: Marcos Maluf)
Escola Municipal de Educação Infantil Eloy Souza da Costa, na Capital, uma das que receberá alunos de volta em sala (Foto: Marcos Maluf)

Pais, mães e responsáveis podem escolher se os alunos da rede municipal da Capital voltam às salas de aula em sistema de escalonamento, no dia 26 de julho. Apesar do retorno não ser obrigatório, a prefeitura orienta que os estudantes frequentem as aulas, porque é muito importante para o aprendizado.

Confusa com relação ao retorno presencial, uma leitora do Campo Grande News pediu que a reportagem apurasse os detalhes. Mãe de aluno do 8° ano, Rosimeire Serrano de Souza, disse que chegou a receber um bilhete da escola informando que os alunos que optarem por não comparecer as aulas presenciais não terão mais aula remota.

"Não fico tranquila de mandar minha filha sem ser vacinada. Parece que a preocupação é só com os funcionários e professores”, diz a mãe.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) esclareceu, por meio de sua assessoria, que as aulas remotas domiciliares vão continuar após o retorno presencial escalonado.

Como será - Na semana que o aluno estiver em casa, de acordo com o revezamento de cada unidade escolar, vai realizar as atividades do caderno elaborado para as aulas à distância e também poderá tirar dúvidas com o professor, que estará na escola das 10h às 11h e das 16h às 17h.

Os estudantes poderão falar com os professores presencialmente. Além disso, as aulas da Rádio e da TV Reme também vão continuar. “No período de aulas remotas os mais de 109 mil alunos podem realizar as atividades domiciliares com o auxílio do caderno-base distribuído para todos os estudantes”, esclarece a nota enviada pela Secretaria.

Material - Os exercícios são complementares ao ensino oferecido pelos professores, por meio de grupos de conversa e outras plataformas, além das aulas de rádio e tv.

“Os cadernos foram elaborados por técnicos da Semed, levando-se em consideração a necessidade dos alunos, em cada ano escolar, com atividades propostas para fixação do conteúdo e para que o estudante possa identificar possíveis dúvidas e saná-las por meio de questionamentos ao professor, que está sempre à disposição, de maneira remota”, detalha a secretaria.

Com a distribuição desse material, a Semed garante que todos os alunos da rede tenham acesso ao ensino a distância, por meio de cadernos de experiências (crianças até 3 anos), cadernos de atividades (grupos 4 e 5), e cadernos-base (alunos do 1° ao 9° do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo do caderno-base é atender, principalmente, ao aluno sem acesso à internet.

Os cadernos devem ser retirados, normalmente, pelos responsáveis, na escola onde o aluno está matriculado. Para evitar aglomeração é necessário aguardar o contato da direção e só depois comparecer ao local para o recebimento.

“Para o ano letivo de 2021, as equipes técnicas da Semed têm trabalhado na elaboração e na proposição de alternativas para manterem a excelência da qualidade do serviço prestado. Uma das estratégias pedagógicas implantadas é o Referencial Curricular Circunstancial, pelo qual se busca apontar caminhos possíveis de serem desenvolvidos pelos docentes, a fim de garantir a aprendizagem dos alunos, mesmo remotamente, além de levar em consideração as diferentes realidades de cada comunidade escolar”, reforça a Semed.

Nos siga no Google Notícias