ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Auxílio Brasil: 40% dos beneficiários da Capital precisam atualizar o CadÚnico

Além dos dados atualizados, a família deve ter renda mensal de meio salário mínimo por pessoa

Jhefferson Gamarra e Adriel Mattos | 10/11/2021 12:27
Secretário de Assistencia Social de Campo Grande, José Mário Antunes da Silva. (Foto: Paulo Francis)
Secretário de Assistencia Social de Campo Grande, José Mário Antunes da Silva. (Foto: Paulo Francis)

O Auxílio Brasil, programa que pretende substituir o Bolsa Família, exigirá inscrição ou atualização no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) para atender as famílias baixa renda. Levantamento divulgado pela prefeitura da Capital nesta quarta-feira (10), aponta que 40% dos cadastros estão desatualizados.

Em 2021, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, 140.040 famílias estão incluídas no CadÚnico, porém a atualização caiu de forma drástica por conta da pandemia de covid-19. Antes da pandemia, a média de cadastros era de 83,07% e reduziu para 60,51% durante a pandemia.

“Todos os meses são pagos 35 milhões em benefícios sociais como o Bolsa Família e o LOAS. No ano passado, 83% atualizaram, mas nesse ano, foram apenas 60% cadastros atualizados”, informou o titular da pasta social, José Mário Antunes da Silva.

Segundo o Ministério da Cidadania, a falta de atualização leva à exclusão do registro no CadÚnico depois de quatro anos. Todos os anos, o governo federal revisa os dados e chama as famílias com informações desatualizadas para corrigirem a situação, sendo que as famílias, no momento da inscrição, comprometem-se a atualizar os dados a cada dois anos no máximo.

Prefeito de Campo Grande, Marquinho Trad, convocou a população para atualizar o cadastro. (Foto: Paulo Francis)
Prefeito de Campo Grande, Marquinho Trad, convocou a população para atualizar o cadastro. (Foto: Paulo Francis)

“O Cadastro Único é uma determinação do Ministério da Cidadania, então, só podemos repassar os benefícios para aqueles que estão com o cadastro renovado, do antigo NIS. Portanto, é necessário atualizar e renovar o cadastro para garantir a continuidade do beneficio”, resumiu o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Durante a campanha, serão feitas ações de busca ativa das famílias com cadastro desatualizado nos 21 Centros de Referência de Assistência Social e nos seis Centros de Convivência. Além de parcerias com entidades e lideranças comunidades quilombolas, indígenas, unidades de saúde e famílias acampadas também estão sendo realizadas.

A atualização só pode ser feita em um CRAS ou em postos de atendimento do CadÚnico ou do Bolsa Família. Em caso de mudança de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível.

As famílias de baixa renda ainda não inscritas no CadÚnico devem fazer o cadastro. Para isso, é preciso estar atento aos requisitos: renda por pessoa na família de até meio salário mínimo ou renda mensal de até três salários mínimos. O processo também é feito em um CRAS ou postos do CadÚnico ou do Bolsa Família.

A situação cadastral também pode ser conferida clicando aqui. Para isso, basta inserir o nome completo e o número do NIS (Número de Inscrição Social). Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6152, 6037 e 6038 ou pelo Whatsapp (67) 98472-6891.

A Central do Cadastro Único está localizada na Rua dos Barbosas, 321, Bairro Amambaí.

Nos siga no Google Notícias