ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Prefeitura chama para regularização de cadastro único

Ao todo, 60 mil cadastros estão desatualizados na Capital e famílias podem perder benefícios sociais

Ana Paula Chuva | 08/11/2021 13:23
Atendentes na Central do Cadastro Único. (Foto: Divulgação | PMCG)
Atendentes na Central do Cadastro Único. (Foto: Divulgação | PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande começa na quarta-feira (10), a campanha “Não Perca Seu Benefício” para que 60 mil famílias regularizem o CadÚnico (Cadastro Único). Desse total, 19 mil são beneficiárias do Bolsa Família. Sem o cadastro único atualizado, as famílias podem perder os benefícios sociais do Governo Federal como o Bolsa Família e o LOAS ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, em 2021, o número de famílias incluídas no CadÚnico na Capital aumentou e, atualmente, são 140.040 cadastradas, porém a atualização caiu de forma drástica por conta da pandemia de covid-19. Antes da pandemia, a média de cadastros era de 83,07% e reduziu para 60,51% durante a pandemia.

“Estamos em várias frentes de ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que está entregando 30 mil informativos aos alunos das escolas municipais que compõem famílias beneficiárias, garantindo assim maior alcance do público alvo. Outra importante ajuda é da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, que criou uma consulta on-line no site da Prefeitura para que as famílias possam verificar sua situação cadastral”, afirmou a gerente do Cadastro Único Viviane Brandão.

Durante a campanha, serão feitas ações de busca ativa das famílias com cadastro desatualizado nos 21 Centros de Referência de Assistência Social e nos seis Centros de Convivência. Além de parcerias com entidades e lideranças comunidades quilombolas, indígenas, unidades de saúde e famílias acampadas também estão sendo realizadas.

A equipe da Superintendência de Proteção Social Básica da SAS também está realizando reuniões com os profissionais dos Cras e Centros de Convivência para oferecer apoio técnico e alinhar as estratégias da campanha para evitar que as famílias percam seus benefícios.

Consultas – Para conferir a situação cadastral, o usuário inscrito no CadÚnico pode procurar um dos Centros de Assistência Social ou de Convivência, bem como a Central do Cadastro Único que fica dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social com os documentos pessoas de todos que fazem parte da família e os comprovantes de residência e de renda.

A situação cadastral também pode ser conferida clicando aqui. Para isso, basta inserir o nome completo e o número do NIS (Número de Inscrição Social). Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6152, 6037 e 6038 ou pelo Whatsapp (67) 98472-6891.

A Central do Cadastro Único, localizada na Rua dos Barbosas, 321, Bairro Amambaí.

Nos siga no Google Notícias