ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Auxílio taxista vai ser pago a 420 motoristas na Capital amanhã

O benefício federal será pago até o fim de 2022 e promete compensar aumentos dos combustíveis nos últimos anos

Guilherme Correia | 15/08/2022 12:29
Taxistas em ponto da Capital. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Taxistas em ponto da Capital. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A prefeitura de Campo Grande tem até hoje (15) para cadastrar profissionais que receberão benefício emergencial Bem-Taxista. Conforme o presidente do Sintaxi-MS (Sindicato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul), Flávio Panassi, são 420 motoristas na Capital.

Segundo ele, são 420 motoristas e auxiliares que atuam no município e o benefício vem para “colocar em ordem as contas”. “É o que todo mundo está querendo, a expectativa é grande, para sanar as dívidas”. Na manhã de hoje, ação feita pelo ente sindical tem auxiliado os trabalhadores a estarem em dia com a plataforma do governo federal.

O programa compensa elevação no preço de combustíveis e derivados a taxistas, e se estende até dezembro deste ano. O primeiro pagamento será feito amanhã (16). Serão seis parcelas, de R$ 1 mil cada. Conforme informado pelo Ministério do Trabalho, no entanto, caso haja mais taxistas que o previsto, o valor para cada um poderá ficar menor.

As parcelas de julho e agosto serão pagas juntas e a terceira, em 30 de agosto. Têm direito ao benefício motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio.

Segundo a pasta federal, a prestação das informações caberá inteiramente às prefeituras, não sendo necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal.

Pagamento - Previsto em pacote do governo federal em ano de eleição, o BEm-Taxista é destinado aos profissionais devidamente registrados nas prefeituras, sendo detentores de concessões ou autorizações (alvará) até 31 de maio de 2022.

Os dados enviados pelos entes municipais e distrital serão analisados pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) para identificação dos profissionais elegíveis, segundo o ministério.

O motorista que estiver com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pendente de regularização junto à Receita Federal não poderá receber o valor. Além disso, o benefício não poderá ser pago cumulativamente com o auxílio caminhoneiro. Mais informações podem ser obtidas por meio do aplicativo Caixa Tem.

Ao todo, as prefeituras terão três momentos para o envio dos registros dos motoristas de táxis: até 31 de julho; 5 a 15 de agosto; e 20 de agosto a 11 de setembro.

Os motoristas de táxis aprovados para integrar o programa receberão as parcelas de acordo com a data de envio do cadastro pela prefeitura da cidade. Ocorrendo os depósitos, respectivamente, em: 16 de agosto; 30 de agosto; e em datas entre os meses de setembro e dezembro àqueles integrantes da última parcela de transmissão de dados.

Nos siga no Google Notícias