ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Avião militar dos EUA deixa Campo Grande após manobra programada

Movimentação integra operação conjunta das Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos

Por Kamila Alcântara e Raíssa Rojas | 30/07/2025 09:36

Após o registro de um avião cargueiro militar dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional de Campo Grande, na noite de terça-feira (30), a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou que a movimentação faz parte de um treinamento previamente agendado. A aeronave já deixou a cidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um avião cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III, da Guarda Aérea Nacional de Nova York, pousou no Aeroporto Internacional de Campo Grande como parte do Exercício Conjunto Tápio 2025, que ocorrerá entre 31 de julho e 16 de agosto. A operação, realizada a cada dois anos, envolve militares brasileiros e norte-americanos em treinamentos que incluem manobras logísticas em cenários de guerra, evacuação aeromédica e reconhecimento tático. A Base Aérea de Campo Grande serve como sede tradicional do exercício devido à sua localização estratégica.

Segundo informações preliminares repassadas ao Campo Grande News, haverá um dia específico para que a imprensa possa acompanhar e fotografar parte do exercício. No entanto, ainda não foram divulgados detalhes sobre as atividades realizadas em território brasileiro.

De acordo com sites especializados em aviação, o modelo visto em Campo Grande é um Boeing C-17 Globemaster III, da Guarda Aérea Nacional de Nova York. Ele transporta helicópteros e equipamentos que serão utilizados no Exercício Conjunto Tápio 2025, previsto para começar nesta quinta-feira (31) e seguir até 16 de agosto.

Realizada a cada dois anos, a operação envolve militares da FAB, do Exército Brasileiro, da Marinha e das Forças Armadas norte-americanas. Normalmente, entre os treinamentos previstos, estão manobras logísticas em cenários de guerra, evacuação aeromédica, combate irregular e reconhecimento tático.

Além do C-17, os norte-americanos costumam empregar aviões de resgate HC-130J Combat King II e helicópteros Sikorsky HH-60W Jolly Green II, versão do Black Hawk adaptada para missões de busca e salvamento em áreas de conflito.

A Base Aérea de Campo Grande é a sede tradicional do exercício e ponto estratégico para simulações militares em ambiente real.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.