A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

15/08/2014 09:43

Aviões movimentam os céus da Capital durante treinamento da FAB

Aliny Mary Dias
Três tipos de aeronaves são usadas nos treinamentos (Foto: Marcos Ermínio)Três tipos de aeronaves são usadas nos treinamentos (Foto: Marcos Ermínio)

Os céus de Campo Grande estão mais movimentados desde a última segunda-feira (11) e devem permanecer assim até o próximo dia 26 de agosto. O motivo é o Transportex, um evento que reúne mais de 600 militares na Base Aérea de Campo Grande e é onde os especialistas aprimoram ainda mais suas técnicas de voos.

Estão na Capital 450 militares de esquadrões da FAB (Força Aérea Brasileira) de todo o país que se juntaram com os 150 integrantes da Base Aérea e do Exército. Durante todo o dia e até à noite, eles decolam e pousam em 17 aeronaves de cinco tipos diferentes.

Tenente Saldanha é um dos pilotos que participa do treinamento e conta que a cada dois anos os militares se reúnem para aprimorar as técnicas entre elas voos mais baixos, lançamento de cargas e paraquedistas e análise de áreas hostis.

“Campo Grande foi escolhida esse ano por ficar no centro do país e por apresentar condições climáticas favoráveis aos treinamentos”, diz Saldanha.

Cargas são jogadas do ar para o solo simulando situação real (Foto: Marcos Ermínio)Cargas são jogadas do ar para o solo simulando situação real (Foto: Marcos Ermínio)
Aeronaves estarão na Capital até o próximo dia 26 de agosto (Foto: Marcelo Calazans)Aeronaves estarão na Capital até o próximo dia 26 de agosto (Foto: Marcelo Calazans)

Durante o treinamento, os militares lançam cargas durante voos rasantes, em uma situação real, a técnica pode ser usada para enviar mantimentos a pessoas em situações de risco ou lançamento de homens para o solo.

Ainda conforme os militares, foi montado na Capital um cenário de combate e até radares e sistemas de lançamentos de mísseis portáteis são usados nas simulações. São usadas as aeronaves Hércules, Amazonas e Bandeirantes.

O evento segue até o próximo dia 26 de agosto e as aeronaves usadas nas missões estarão expostas durante os Portões Abertos da Base Aérea, que acontecem no dia 23 e 24 de agosto em Campo Grande. Para participar, o visitante pode contribuir com 1 quilo de alimento não perecível, que dará direito a um cupom para concorrer a um voo panorâmico.

Evento segue até o próximo dia 26 de agosto em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)Evento segue até o próximo dia 26 de agosto em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Homem é ferido a tiro na saída de pagode no Bairro Taquarussu
Giovani Rodrigues Barbosa, 22 anos, foi baleado no tórax na saída de um pagode, na madrugada deste domingo (18), na Avenida Presidente Ernesto Geisel...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions