Baixa nas doações deixa estoque de três tipos sanguíneos abaixo dos 10%
Hemosul convoca doadores, principalmente dos tipos O, A e B, positivo e negativo; procedimentos atendem normas de segurança
Com o número de doações menor, o Hemosul de Campo Grande tem lidado com grandes baixas em estoques de bolsas de sangue. Conforme o hemocentro, a situação do armazenamento de pelo menos três tipagens sanguíneas é considerado de emergência, estando abaixo dos 10%.
Atualmente, apenas o estoque de bolsas AB é considerado positivo. “Precisamos de doações dos tipos O, A e B, positivo e negativo”, ressalta Mayra Franceschi, gerente de relações públicas do Hemosul.
Mayra reforça ainda, que para doar, o voluntário será atendido de acordo com todas as medidas de segurança em prevenção ao novo coronavírus. “Não podemos ter aglomerações. Por isso organizamos as pessoas para respeitarmos todas as normas de segurança”, orienta.
Doações coletadas pelo Hemosul atendem demandas de hospitais públicos e privados do Estado. Para doar é necessário levar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos e possuir idade entre 16 e 69 anos.
Serviço - A unidade de coleta de Campo Grande fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304. Nesta sexta-feira (17/7), o atendimento é até às 17h. No sábado (18/7), a unidade funciona das 7h às 12h.
Agendamentos na Capital podem ser feitos pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. Endereços e contatos para agendamento nas unidades do interior estão disponíveis aqui.
Para saber mais e consultar todos os critérios para a doação de sangue, em Mato Grosso do Sul, acesse a página do Hemosul, na internet.