Baixo isolamento já fez covid-19 chegar a 59 municípios, alerta governo
Desde o mês passado, índice das pessoas em casa não chega a 50% no Estado; OMS recomenda taxas acima dos 70%
A covid-19 já chegou a 59 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul até esta terça-feira (16). Isto é resultado do baixo isolamento social que desde o mês passado não atinge índice nem de 50% em todo o Estado. A taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 70%.
Só nas últimas 24 horas foram confirmados 234 novos casos da doença. Com isto, sobe para 3.785 o total de confirmações e 36 mortes em MS. O aumento expressivo fez o Governo do Estado emitir um alerta sobre o baixo isolamento.
Na segunda-feira (15), o Estado ficou em 25º lugar no ranking do isolamento social do país. Com adesão de apenas 36,1% da população, perdeu apenas para Goiás e Tocantins entre as unidades da federação com menores índices.
Entre as capitais, Campo Grande ocupou o penúltimo lugar ontem com índice de 35,4% registrado ontem, ficando atrás apenas de Palmas (TO). Os bairros com maior movimentação de pessoas foram Zé Pereira, Rita Vieira, Tiradentes e Vila Popular.
Os piores índices de isolamento registrados na segunda-feira entre os municípios do Estado foram em Batayporã, Jardim, Laguna Carapã e Aral Moreira. O primeiro dos quatro com 26,6% e o último com 22,9%.
“A participação de cada um é fundamental para que a evolução da doença não aconteça com a velocidade que está acontecendo aqui no Mato Grosso do Sul. O padrão de isolamento social no mundo todo é 70%, mas se conseguirmos atingir 60% muitas vidas serão preservadas”, declarou o secretário de estado de Saúde Geraldo Resende.