ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Justiça determina internação compulsória de indígenas infectados por covid

Família tem se negado a ficar em quarentena na Casa da Acolhida

Gabriel Neris e Helio de Freitas, de Dourados | 15/06/2020 23:14
Justiça determina internação compulsória de indígenas infectados por covid
Casa da Acolhida, em Dourados, onde indígenas devem ser levados (Foto: Divulgação)

A Justiça Federal de Dourados determinou a internação compulsória de cinco indígenas da mesma família, depois que se negaram a cumprir a quarentena na Casa da Acolhida, em Dourados, a 228 km de Campo Grande.

De acordo com o Ministério Público Federal, a situação teve início quando houve resultado positivo dos exames de uma gestante e do pai dela.

Segundo o jornal O Progresso, eles realizaram os testes para covid no dia 27 de maio e foram notificados a cumprir o isolamento. No dia 4, a equipe médica visitou a gestante em casa para testagem dos familiares e para pedir que cumprisse o isolamento na Casa da Acolhida. Mas toda a família recusou a realizar os testes e ainda a impediu que fosse levada para o local.

A decisão determina que os membros da família cumpram o período de isolamento na Casa da Acolhida, sob pena de multa diário de um salário-mínimo.

“Caso não seja implementada a quarentena em um local com acomodações adequadas para o isolamento social desta família, o risco de proliferação exponencial da doença na Comunidade Indígena tornar-se-á iminente. A implementação da quarentena é de urgência e visa a prevenir o problema estrutural de falta de leitos para atendimento dos indígenas, dadas as atuais circunstâncias nas quais se encontra o sistema de saúde indígena”, diz trecho da decisão.

Nos siga no Google Notícias