ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Belas Artes vai virar complexo de órgãos da prefeitura ou centro de eventos

Prefeitura não tem dinheiro suficiente para executar obra e manter Centro de Belas Artes

Caroline Maldonado | 01/10/2021 13:11
Obra projetada para ser Centro de Belas Artes, no Bairro Cabreúva. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Obra projetada para ser Centro de Belas Artes, no Bairro Cabreúva. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Sem dinheiro para realizar a totalidade do projeto do Centro de Belas Artes, obra iniciada há 30 anos, a Prefeitura de Campo Grande planeja outra finalidade para o local. Entre as alternativas, estão a instalação de um complexo de sedes administrativas ou parcerias com a iniciativa privada para que o espaço vire um centro de eventos culturais, segundo a subsecretaria adjunta da Sugepe (Subsecretaria de Gestão e Projetos), Ana Virgínia Knauer.

A subsecretária falou sobre o assunto hoje (1º), em audiência na Câmara Municipal. “As hipóteses de uso são várias. A atual realidade financeira do município não dá viabilidade à finalização do projeto como ele foi concebido inicialmente. A gente não dispõe de recursos, além do que é muito cara a manutenção de um espaço desse porte”, comentou.

Subsecretaria adjunta da Sugepe (Subsecretaria de Gestão e Projetos), Ana Virgínia Knauer, durante audiência. (Imagem: Reprodução/Youtube)
Subsecretaria adjunta da Sugepe (Subsecretaria de Gestão e Projetos), Ana Virgínia Knauer, durante audiência. (Imagem: Reprodução/Youtube)

Segundo Virgínia, os canteiros de obras do Centro da Capital estão no estacionamento do local, por isso, o espaço tem segurança 24h, o que impede a depredação, como ocorreram durante décadas. “Temos como prioridade terminar essa obra”, disse.

A licitação, que deve custar em torno de R$ 4 milhões financiados, aguarda análise técnica e parecer jurídico da Secomp (Secretaria Executiva de Compras). Após a publicação do edital, a previsão é de que a licitação seja concluída em quatro meses e a obra comece entre janeiro e março de 2022 e com conclusão da primeira etapa em 2023. O objetivo da prefeitura é terminar a primeira etapa do projeto de 2.800 metros quadrados.

Interior da obra inicialmente projetada para ser o Centro de Belas Artes. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Interior da obra inicialmente projetada para ser o Centro de Belas Artes. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Histórico - A obra da rodoviária foi iniciada em 1991 e está parada desde 1994. A prefeitura recebeu a obra do Governo do Estado em 2006, quando decidiu que lá seria o Centro Municipal de Belas Artes. A estrutura já tinha 15 anos de existência.

O projeto arquitetônico moderno com 15 mil metros quadrados seria executado por partes. A primeira etapa foi em 2008, a partir de contrato de mais de R$ 6 milhões com a Mark Engenharia.

Em 2013, com 80% executado, a empresa não concluiu a obra por atraso nos pagamentos das medições realizadas e a gestão da época decidiu paralisar a obra. Lá se foram quatro anos de depredação e degradação natural do tempo. A empresa entrou na Justiça cobrando os pagamentos.

Em 2017, a gestão atual fez acordo com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para continuar a obra.

Nova licitação foi realizada em 2019 e em 2020, a empresa foi contratada. Em maio de 2020, a Justiça suspendeu a obra em função da perícia a ser realizada para descobrir o que o município ainda devia à empresa que começou a obra. Então, a empresa licitada desistiu do contrato em função da defasagem dos valores da proposta.

Nos siga no Google Notícias