ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Bernal vai ao lixão na segunda em busca de solução para trabalhadores

Ideia é cercar um terreno próximo ao local para receber os resíduos que seriam reciclados pelos trabalhadores.

Carlos Martins e Gabriel Neris | 12/01/2013 10:30
Prefeito Alcides Bernal irá até o lixão na segunda-feira acompanhado da procuradora da Defensoria Pública (Foto: Gabriel Neris)
Prefeito Alcides Bernal irá até o lixão na segunda-feira acompanhado da procuradora da Defensoria Pública (Foto: Gabriel Neris)

O prefeito Alcides Bernal (PP) disse na manhã deste sábado que na próxima segunda-feira (14) irá até o lixão juntamente com a procuradora da Defensoria Pública em busca de uma saída para resolver a situação dos trabalhadores que fazem a separação de materiais recicláveis. A idéia é utilizar um terreno que fica ao lado do lixão para que receba os resíduos. A informação foi prestada pelo prefeito na Unidade Básica de Saúde Albino Coimbra Filho, bairro Manoel Taveira, após o lançamento de inclusão de plantão de odontologia que faz parte do Mutirão Saúde em ação, lançado na semana passada pelo prefeito.

“Neste terreno, que seria cercado e adequado para receber os resíduos, poderia ser feito o serviço de reciclagem”, disse o prefeito, sem detalhar quando isso será possível. Bernal disse ainda que conversou com o superintendente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Pedro Teruel, sobre a destinação de cerca de R$ 2,5 milhões que sobraram do convênio de R$ 4 milhões entre a prefeitura e Funasa. A ideia é usar o dinheiro para alterar a estrutura do aterro sanitário, acabando com o passivo do lixo, “trabalho que era da concessionária e que não foi feito”, segundo o prefeito. Ele disse, ainda, que pediu para uma equipe técnica analisar a situação do lixão.

Bernal disse que irá solicitar para a Funasa para que, juntamente com técnicos da prefeitura façam um laudo em relação ao meio ambiente. “Os trabalhadores não irão voltar a trabalhar nesta montanha de lixo”, garantiu o prefeito, que aproveitou para cutucar o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB): “O que estava prometido não foi executado”.

Quanto à decisão judicial tomada ontem, que permite que os trabalhadores voltem ao lixão, Alcides Bernal considerou que foi uma medida acertada, porque a usina de separação ainda não está pronta.”É um problema sério. A impressão é que está se criando outro lixão”, analisou. Ele disse que os trabalhadores serão cadastradas por equipes da Secretaria de Assistência Social e pela Funsat para que recebam uma cesta básica e um salário mínimo até a definição da situação. “É uma medida emergencial”, explicou.

Bernal estava acompanhado dos secretários Ivandro Corrêa Fonseca (Saúde), Semy Ferraz (Infraestrutura, Transporte e Habitação) e pelos vereadores Waldecy Batista Nunes, o Chocolate, e Derly dos Reis de Oliveira, o Cazuza, ambos do PP.

Nos siga no Google Notícias