ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Blitz no Centro orienta motociclistas sobre novas exigências de trânsito

Luciana Brazil | 22/02/2013 12:46
Por enquanto, no mês de fevereiro, blitz apenas orienta motociclistas. (Foto: Prefeitura/ Eder Andrade)
Por enquanto, no mês de fevereiro, blitz apenas orienta motociclistas. (Foto: Prefeitura/ Eder Andrade)

Uma blitz educativa foi realizada na manhã de hoje (22) no cruzamento da avenida Ernesto Geisel com a Afonso Pena, em Campo Grande, com o objetivo de orientar mototáxistas e motofretistas sobre as novas exigências previstas na legislação de trânsito. A ação foi articulada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) em parceria com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito).

De acordo com a Agetran, as blitzes serão realizadas em vários pontos da cidade durante todo mês de fevereiro, período em que os condutores não serão multados, apenas orientados até que se adéquem à lei.

Dentre as novas exigências, os profissionais que fazem motofrete, ou os mototaxistas, só poderão circular com protetores de motor “mata-cahorro” e aparadores de linha “corta-pipa”, além da autorização emitida pelo Detran (Departamento de Trânsito).

Outras exigências são os cursos de formação, aprovado pelo Detran, ter no mínimo 21 anos completos, ser habilitado há pelo menos dois anos na carteira de habilitação tipo “A”, e usar ovestido com colete de segurança próprio aprovado pelo CONTRAN.

Está proibido o transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e galões de água mineral, que devem ser transportados na carretinha, dispositivo móvel anexado a lateral da motocicleta.
Baús e capacete devem conter faixas refletoras em todas as direções. O motociclista também precisará vestir colete de segurança com elementos reflexivos e fluorescentes.

Quem for flagrado fora das condições exigidas poderá pagar multa que varia de R$ 53,20 a R$ 191,54, perda de três a sete pontos na carteira, além da apreensão da motocicleta e a suspensão da carteira de habilitação, dependendo da infração cometida.

Nos siga no Google Notícias