ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Blitze móveis iniciam na Via Parque e motos acabam guinchadas

Vinícius Squinelo | 28/07/2011 09:37

Ação do Detran e Ciptran quer diminuir caos do trânsito na Capital

Motos com irregularidades são rebocadas pela Ciptran (foto: Simão Nogueira)
Motos com irregularidades são rebocadas pela Ciptran (foto: Simão Nogueira)

Os motoristas são alvo a partir de hoje de uma nova modalidade de blitz em Campo Grande, as "blitze móveis". A ação é uma parceria entre o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) e a Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito) para identificar veículos e motoristas irregulares, além de tentar minimizar o tumulto no trânsito da Capital.

Desde às 8h de hoje, dois veículos, um do Detran e outro da Ciptran, estão na avenida Nelly Martins, a Via Parque, quase na esquina com a rua Antônio Maria Coelho, no sentido avenida Afonso Pena – avenida mato Grosso.

O veículo do Detran possui um equipamento que identifica veículos com irregularidades que passam pelo local. “Ele grava as cenas, e imediatamente identifica os veículos com pendências, como multas, licenciamento ou queixa de roubo ou furto”, explica Jader Meireles, operador de “Via PK”, nome dado ao carro equipado do Detran.

Caso seja identificada qualquer irregularidade, o operador imediatamente comunica a equipe da Ciptran, que fica de prontidão uma quadra depois dos agentes do Detran. Os policiais então abordam o veículo, fazem a verificação dos documentos e, caso necessário, multam ou mesmo apreendem o veículo.

Em menos de uma hora, quatro motocicletas foram guinchadas pela Ciptran.

“Nós não multados, somente operamos a máquina, e comunicamos qualquer tipo de irregularidade”, comentou outro operador, Gilson Gama, explicando que os operadores são terceirizados pelo Detran/MS. Também é fiscalizada a velocidade do veículo no momento da blitz, que deve ser no máximo 30 km/h.

São cinco veículos “Via PK” disponíveis para todo Mato Grosso do Sul. Cada um com dois operadores. Nos primeiros 15 dias de fiscalização, serão duas blitze por dia, uma de manhã e outra à tarde. Depois a expectativa é que serão quatro diárias.

Toda as imagens gravadas pelos veículos “Via PK” são armazenadas pelo Detran/MS.

Nos siga no Google Notícias