ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Bombeiros alertam para riscos em áreas frequentadas por banhistas

Pesquisar sobre o local é apenas uma das dicas antes de se aventurar por trilhas, morros, cachoeiras e córregos de Campo Grande

Danielle Valentim | 15/03/2018 14:38
Acesso que leva até o córrego onde houve o incidente no Morro do Ernesto. (Foto: Paulo Francis)
Acesso que leva até o córrego onde houve o incidente no Morro do Ernesto. (Foto: Paulo Francis)

Diante da morte de mais um banhista em Campo Grande, desta vez no Córrego Limpo, na região do Morro do Ernesto, a cerca 20 km da Capital, o Corpo de Bombeiros orienta a população sobre cuidados básicos na hora de se aventurar em trilhas, córregos e cachoeiras espalhadas por Mato Grosso do Sul. Luan Odair Hioshinori, de 21 anos, se afogou na tarde desta quarta-feira (14).

Boa parte de caminhadas, passeios em trilhas e morros terminam em cachoeiras ou rios. A presença de um profissional durante a aventura e a pesquisa sobre o local a ser visitado são, apenas, algumas das orientações básicas para garantir uma diversão mais segura por áreas turísticas e ecológicas frequentadas pela população.

Conforme a 5ª Seção do Estado Maior Geral - do Corpo de Bombeiros - o passeio começa na escolha do local. Informação nunca é demais e conhecer a trilha, as dificuldades, a distância e tempo de atividade são práticas essenciais. Garantir a presença de um guia profissional e informar seu local de destino também ocupam o topo das orientações.

Para não encerrar o passeio antes da hora, alimentos práticos na bolsa e, atenção aos detalhes, por exemplo, animais venenosos são dicas obrigatórias.

A parte do córrego onde Luan Odair Hioshinori tomava banho é rasa, porém o corpo foi encontrado mais a frente, onde está localizada um ponto conhecido como a “7ª cachoeira”, com profundidade equivalente a cinco metros. A corporação pontua que a soma da ausência de guias profissionais e autoconfiança de banhistas contribuem para a maior parte dos afogamentos.

Caso - Os militares do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo no início desta noite de ontem (14), próximo a um poço de 5 metros de profundidade no Córrego Limpo, na região do Morro do Ernesto, a cerca 20 km de Campo Grande.

Luan e a esposa chegaram a propriedade que leva o mesmo nome do córrego, no final da tarde. Ainda conforme a ocorrência foi depois de muita insistência que o jovem convenceu a companheira a irem juntos tomar banho em ponto conhecido como a “7ª cachoeira”.

No local também já havia um outro casal. Até que em determinado momento a vítima começou a se afogar. As testemunhas ainda tentaram socorrer o rapaz, mas ele foi levado pela correnteza. A mulher de Luan, que está grávida de 2 meses, teve de ser levada para atendimento em unidade de saúde após o incidente. Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia também estiveram na propriedade.

(Arte: Thiago Mendes)
(Arte: Thiago Mendes)
Nos siga no Google Notícias