A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

15/03/2018 14:38

Bombeiros alertam para riscos em áreas frequentadas por banhistas

Pesquisar sobre o local é apenas uma das dicas antes de se aventurar por trilhas, morros, cachoeiras e córregos de Campo Grande

Danielle Valentim
Acesso que leva até o córrego onde houve o incidente no Morro do Ernesto. (Foto: Paulo Francis)Acesso que leva até o córrego onde houve o incidente no Morro do Ernesto. (Foto: Paulo Francis)

Diante da morte de mais um banhista em Campo Grande, desta vez no Córrego Limpo, na região do Morro do Ernesto, a cerca 20 km da Capital, o Corpo de Bombeiros orienta a população sobre cuidados básicos na hora de se aventurar em trilhas, córregos e cachoeiras espalhadas por Mato Grosso do Sul. Luan Odair Hioshinori, de 21 anos, se afogou na tarde desta quarta-feira (14).

Boa parte de caminhadas, passeios em trilhas e morros terminam em cachoeiras ou rios. A presença de um profissional durante a aventura e a pesquisa sobre o local a ser visitado são, apenas, algumas das orientações básicas para garantir uma diversão mais segura por áreas turísticas e ecológicas frequentadas pela população.

Conforme a 5ª Seção do Estado Maior Geral - do Corpo de Bombeiros - o passeio começa na escolha do local. Informação nunca é demais e conhecer a trilha, as dificuldades, a distância e tempo de atividade são práticas essenciais. Garantir a presença de um guia profissional e informar seu local de destino também ocupam o topo das orientações.

Para não encerrar o passeio antes da hora, alimentos práticos na bolsa e, atenção aos detalhes, por exemplo, animais venenosos são dicas obrigatórias.

A parte do córrego onde Luan Odair Hioshinori tomava banho é rasa, porém o corpo foi encontrado mais a frente, onde está localizada um ponto conhecido como a “7ª cachoeira”, com profundidade equivalente a cinco metros. A corporação pontua que a soma da ausência de guias profissionais e autoconfiança de banhistas contribuem para a maior parte dos afogamentos.

Caso - Os militares do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo no início desta noite de ontem (14), próximo a um poço de 5 metros de profundidade no Córrego Limpo, na região do Morro do Ernesto, a cerca 20 km de Campo Grande.

Luan e a esposa chegaram a propriedade que leva o mesmo nome do córrego, no final da tarde. Ainda conforme a ocorrência foi depois de muita insistência que o jovem convenceu a companheira a irem juntos tomar banho em ponto conhecido como a “7ª cachoeira”.

No local também já havia um outro casal. Até que em determinado momento a vítima começou a se afogar. As testemunhas ainda tentaram socorrer o rapaz, mas ele foi levado pela correnteza. A mulher de Luan, que está grávida de 2 meses, teve de ser levada para atendimento em unidade de saúde após o incidente. Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia também estiveram na propriedade.

(Arte: Thiago Mendes)(Arte: Thiago Mendes)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions